TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS DE ORIGEM DA CÉLULA/VÍRUS

Por:   •  23/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

AGRONOMIA

DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR

PROF. MS.NIVIA MARIA BORGES

APS DE ORIGEM DA CÉLULA/VÍRUS

ALUNA: Sângela Lorrany Lima Camargos

Patos de Minas

Março 2018

1) Explique a origem do planeta Terra de acordo com a teoria mais aceita no mundo científico.

COMO TUDO COMEÇOU?

A teoria mais aceita para essa pergunta sobre a origem de tudo é o “BIG BANG” (13,7 bilhões de anos). A ciência acredita que existia uma matéria desconhecida super condensada e cheia de energia, com uma grande explosão surgiu toda a matéria que nós conhecemos como universo (via láctea, galáxia, sistema solar e os planetas). Acredita-se também que o Planeta Terra pode ter surgido pela agregação de partículas que se formaram nessa grande explosão.

[pic 1]

2) Explique como era atmosfera primitiva e sua constituição.

Admite-se que a primeira atmosfera primitiva teria sido próxima da mistura gasosa emitida pelos vulcões atuais, mas com menor oxigenação e maior grau de hidrogenação. Contrariamente à atmosfera atual, que tem características oxidantes, a atmosfera primitiva teria um caráter redutor ou neutro. Entre 4 ou 4,5 bilhões de anos, os primeiros vulcões teriam atravessado a crosta terrestre e liberado gases que forneceram a atmosfera primitiva. Esta teria sido constituída principalmente por vapor de água, metano, amoníaco e hidrogênio, e ainda, em pequena quantidade, monóxido de carbono, dióxido de carbono e azoto.

[pic 2]

3) Qual era a composição do caldo primordial e quais os primeiros compostos de carbono que se formaram nos mares e oceanos primitivos?

4) Explique o que é síntese prebiótica.

COMO O 1° SER VIVO SURGIU?

Até o momento não há provas concretas de como a primeira forma de vida surgiu na Terra, entretanto, algumas teorias tentam explicar esse importante acontecimento. A ciência moderna aceita 2 hipóteses:

  1. PANSPERMIA (COSMOGÊNICA): defende que a vida teria surgido em outro lugar do cosmo e “semeado” no planeta terra por cometas e asteroides.
  2. EVOLUÇÃO QUÍMICA (EVOLUÇAO MOLECULAR): acredita que a vida teria surgido a partir das reações químicas ocorridas nos oceanos da Terra primitiva.

HIPÓTESE DE ALEKSANDR OPARIN: sua teoria ficou conhecida como “sopa orgânica”, na qual compostos inorgânicos combinaram-se e deram origem a moléculas orgânicas inicialmente simples, mas que, com o tempo, foram combinando-se e originaram moléculas mais complexas. Em um passado muito distante (média de 4,5 bilhões de anos) a terra estava em formação com várias erupções vulcânicas (muito quente) as placas tectônicas se ajustando e a atmosfera terrestre em formação com alta radiação ultra violeta. Os gases primitivos da terra que era o metano (CH4) a amônia (NH3) o vapor de água (H2O) e os gás hidrogênio (H2) começaram a reagir por causa da alta radioatividade, do ciclo da água se formando por chuvas de milhares de anos que lavavam a crosta terrestre e levavam tudo para dentro do mar. Nesse período, as descargas elétricas eram fortes e, com a radiação, agiam sobre as moléculas presentes na atmosfera, formando moléculas orgânicas. As moléculas formadas começaram a se unir a outros compostos formando os AMINOÁCIDOS e esses aminoácidos se aglomeravam e formavam moléculas maiores chamadas de PROTEÍNAS e as proteínas eram capaz de se aglomerar novamente formando estruturas um pouco mais complexas chamadas de COACERVADOS (aglomerado de proteína envolvido por uma película de água). Coacervados não são células, estão longe de ser, mas já é um sistema isolado e que pode manter o seu meio interno diferente do externo, portanto a ideia de Oparin é que os coacervados pode ter sido os propulsores do 1° ser vivo.

EXPERIMENTO DE STANLEY MILLER: ele tentava recriar as condições da suposta terra primitiva tentando provar as ideias de Oparin. Acreditando que a Terra primitiva era composta de amônia, metano, hidrogênio e vapor de água – segundo o modelo de Oparin - criou, em 1952, um dispositivo no qual tais compostos eram aquecidos e resfriados, além de submetidos a descargas elétricas, sob a supervisão de Harold Urey. Esta foi uma tentativa de recriar o ambiente dessa época. Com esse experimento, após uma semana, o jovem cientista conseguiu produzir aminoácidos e bases nitrogenadas, além de cianeto e formaldeído: a sopa prebiótica.

[pic 3]

5) Cite as três circunstâncias pelas quais favoreceu o acúmulo dos compostos de carbono nos mares e oceanos primitivos.

1- Tempo       2- Ausência de oxigênio      3- Grande extensão

6) Caracterize várias vezes as células primordiais ou primitivas que surgiram nos mares e oceanos.

Essas células eram muito simples e ainda não dispunham de um equipamento enzimático capaz de realizar fotossíntese. Eram portanto, heterótrofas.

7) Explique como surgiram os gases oxigênio e ozônio na atmosfera.

O oxigênio liberado pela fotossíntese realizada pelas células autótrofas foi-se acumulando na atmosfera, isso produziu grandes alterações, pois as moléculas de oxigênio difundiram paras as alturas mais elevadas da atmosfera, onde se romperam sobre a ação da radiação ultravioleta, originando átomos de oxigênio, muitos dos quais se recombinaram para formar o ozônio, que tem grande capacidade de absorver o ultravioleta, desta forma deu-se origem a camada de ozônio.

8) Explique como surgiram as células eucariotas e caracterize-as várias vezes.

O surgimento dos eucariotos, por exemplo: os unicelulares (amebas) e pluricelulares (plantas e animais), constituídos de membrana plasmática, hialoplasma, organelas e núcleo individualizado, fundamenta-se no desenvolvimento de dobras membranosas que invaginaram formando compartimentos com formas e funções diferenciadas, além de propiciar proteção do material genético envolto pela cariomembrana.

9) Explique o que são processos endomembranas e endossimbiose e quais as organelas que surgiram nas células eucariotas através de cada um dos fenômenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (575.6 Kb)   docx (922.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com