TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brier Gabriel Breier

Por:   •  8/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

MARIA DE FÁTIMA ALVES DE SOUSA

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

[pic 3]

GILBUÉS-PI

2024

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Pode afetar diversos órgãos do corpo, manifestando-se de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas). Existem dois tipos principais de lúpus:

  1. Lúpus Cutâneo: Nesse tipo, os sintomas se manifestam apenas na pele, geralmente como manchas avermelhadas ou eritematosas. Essas manchas ocorrem principalmente em áreas expostas à luz solar, como o rosto, orelhas, colo (“V” do decote) e braços.
  2. Lúpus Sistêmico: Nesse caso, um ou mais órgãos internos são afetados. Por ser uma doença do sistema imunológico, o LES pode apresentar uma variedade de sintomas em diferentes partes do corpo. Alguns sintomas gerais incluem febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Além disso, sintomas específicos de cada órgão podem incluir dor nas articulações, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e problemas renais.

O mecanismo pelo qual o LES ocorre envolve uma desregulação no sistema imunológico. Fatores genéticos, hormonais e ambientais contribuem para o desenvolvimento da doença. Pessoas com susceptibilidade genética para o LES, após interagirem com fatores ambientais (como irradiação solar ou infecções virais), apresentam alterações imunológicas. Um desequilíbrio na produção de anticorpos que reagem com proteínas do próprio organismo leva à inflamação em diversos órgãos, como pele, mucosas, pleura, pulmões, articulações e rins.

Cada pessoa com LES pode ter manifestações clínicas específicas e pessoais, dependendo dos tipos de autoanticorpos presentes.

Em resumo, o LES é uma colagenose caracterizada por um padrão inflamatório crônico, multissistêmico e marcado pela produção de autoanticorpos, que causam danos teciduais. Portanto, podemos classificar o LES como uma doença inflamatória autoimune, resultado do desequilíbrio no sistema imunológico.

Fontes:

  1. Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) - Sociedade Brasileira de Reumatologia. https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/lupus-eritematoso-sistemico-les/.
  2. Resumo: lúpus eritematoso sistêmico | Ligas - Sanar Medicina. https://www.sanarmed.com/resumos-lupus- eritematoso-sistemico-ligas.
  3. Saiba o que é Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao- paciente/saiba-o-que-e-lupus-eritematoso-sistemico-les/.
  4. Resumo de reações de hipersensibilidade: O que não podemos ... - Sanar. https://www.sanarmed.com/resumo-de-reacoes-de-hipersensibilidade-o-que-nao-podemos-esquecer-colunistas.

MARIA DE FÁTIMA ALVES DE SOUSA

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de ENFERMAGEM do Centro Universitário Filadélfia - UniFil, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com