TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cachaça artezanal

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

A cachaça brasileira movimenta aproximadamente U$ 1 bilhão por ano. O aumento da produção e consumo da mesma tem chamado a atenção de pesquisas para melhorar a qualidade da bebida.
A bebida fabricada em alambiques de cobre é a mais procurada pelo sabor diferenciado, porém esta é produzida em pouca quantidade.
        Nesse trabalho estamos avaliando argilas como adsorventes para remoão de cobre da cachaça artesanal e verificar os possíveis resultados e melhorias.
        Minas Gerais é o maior produtor de cachaça de alambique, possui 50% da produção, com 5000 alambiques, chegando 200 milhões de litros/ano. A produção de cachaça envolve as seguintes etapas: preparo da terra e o plantio de cana-de-açúcar, corte, colheita, carregamento e transporte da matéria-prima, descarregamento e lavagem, moagem da cana, preparo do mosto, fermentação, destilação, filtração, maturação e engarrafamento.
        O grande problema dessa fabricação em alambiques de cobre é que esse metal se “mistura” à bebida em altas concentrações, grande motivo para a não exportação da destilada.
        Com a argila se faz o processo de adsorção do cobre. A adsorção é um processo em que moléculas ou íons de uma substância se fixam-se na superfície de um sólido, pela formação de camadas do adsorvato na superfície do adsorvente.
         É observada a grande eficiência da argila na remoção de cobre peça bentonita visto que esse adsorvente também reduz a concentração de álcoois superiores, de aldeídos e de ésteres.

          Foi feito um experimento utilizando-se aproximadamente 50 litros de cachaça nova, feito no Laboratório de Análise Foliar. Nos testes de adsorção foram utilizados utilizando-se como adsorvato o sulfato de cobre pentaidratado diluído em cachaça.
         Foram fitas amostras de 60mL que foram colocadas em contato com a argila em frascos de vidro de 100mL, e foi agitado em uma mesa agitadora. Logo após esse processo foram filtradas utilizando papel de filtro comum.
          Com essa pesquisa temos tais resultados: analisou-se que a soma dos compostos secundários foi diminuindo, ao comparar os valores do controle com as amostras adsorvidas com argilas, pois após a sua utilização, a bebida mostrou diferenças significativas quanto à sua composição química. Argilas podem ser consideradas como bons adsorventes para remover cobre, mas, mudaram a qualidade química da bebida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com