TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

El Nino e La Nina

Por:   •  24/6/2015  •  Artigo  •  3.796 Palavras (16 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 16

CARACTERIZAÇÃO E IMPACTOS DOS FENÔMENOS “EL NIÑO” E “LA NIÑA”

André Luiz da Silva Baia

Bruno Rafael Santos Borges

Erik Ygor Moraes

Ivanildo Guilherme Henrique

Roberto Dias Marinho

RESUMO

O El Niño caracteriza-se pelo aquecimento anormal das águas oceânicas do Pacifico Equatorial Leste, que acarreta mudanças no clima global, sendo responsável por secas e enchentes em algumas partes do mundo. O La Niña ocorre devido a intensificação dos ventos alísios, concentrando as águas mais quentes no Oeste do oceano Pacífico Equatorial, elevando os níveis pluviométricos na Indonésia e em outras regiões, mas em contraponto também gera secas em outros locais. Estes fatores ocorrem por meio da alteração da Célula de circulação de Walker, envolvida no transporte da umidade proveniente da evaporação da água do mar. Como estes fenômenos alteram o clima de forma diferente em cada região, eles podem ter impactos positivos e negativos, destacando-se os negativos com maior frequência; causando alteração na temperatura de regiões oceânicas e terrestres, e aumento ou redução expressivos no regime hídrico; resultando na elevação ou diminuição da pesca e da produção de produtos agropecuários, portando apresentando forte influência na economia global.

PALAVRAS-CHAVE: El Niño. La Niña. Célula de circulação de Walker. Ventos alísios. Mudanças climáticas.

RESUMEM

El Niño se caracteriza por el calentamiento anormal de las aguas oceánicas del Pacífico Ecuatorial Oriental, que causa cambios en el clima global, lo que representa sequías e inundaciones en algunas partes del mundo. La Niña ocurre debido a la intensificación de los vientos alisios, centrándose las aguas más cálidas en el Océano Pacífico Ecuatorial al oeste, con lo que los niveles de lluvia en Indonesia y en otros lugares, pero en contraste también genera seca en otros lugares. Estos factores se producen por el cambio de la célula de circulación Walker, que participan en el transporte de la humedad de la evaporación del agua de mar. A medida que estos fenómenos alteran el clima de manera diferente en cada región, que pueden tener efectos positivos y negativos, lo negativo más a menudo resaltando; causando el cambio en la temperatura del océano y las zonas terrestres, y el aumento o la reducción significativa en el régimen hídrico; resultando en un aumento o disminución de la pesca y la producción de productos agrícolas, que lleva presentando fuerte influencia en la economía global.

PALABRAS CLAVE: El Niño. La Niña. Célula de circulación Walker. Los vientos alisios. Los cambios climáticos.

  1. INTRODUÇÃO

Muitas pessoas não sabem o que é o El Niño e La Niña, e poucos têm conhecimento a respeito destes fenômenos de classe mundial. Diante desses fatos, vê-se a importância de se falar sobre estes. São definidos como fenômenos oceânicos que causa uma ruptura do sistema oceânico-atmosférico no Pacífico Tropical, perto da América do Sul.

Um componente do sistema climático da terra, o El Niño é representado pela interação entre a superfície dos oceanos e a baixa atmosfera adjacente a ele. Os processos de troca de energia e umidade entre eles determinam o comportamento do clima, e alterações destes processos podem afetar o clima regional e global (MENDONÇA, 2007).

Este fenômeno aparece em intervalos irregulares. Vários cientistas acreditam que a interferência humana na atmosfera tem culpa nessa alteração. Outra teoria, recentemente anunciada, afirma que o aquecimento das águas do Pacífico é causado pelo calor do magma vulcânico liberado no fundo desse oceano (MENDONÇA, F. e DANNI-OLIVEIRA, I. M.; 2007).

As principais características associadas ao fenômeno El niño são: aparecimento de águas mais quentes do que o normal sobre o Pacífico Leste; os ventos alísios diminuem sensivelmente sua intensidade; A pressão fica abaixo do normal no leste do Pacífico, enquanto no Oeste fica acima do normal; devido à presença de águas quentes e convergência de umidade do ar, há a formação de nuvens convectivas profundas sobre o Pacífico (CPTEC, 2015).

A palavra El Niño é derivada do espanhol, e refere-se à presença de águas quentes que em alguns anos aparecem na costa norte de Peru na época de Natal. Os pescadores do Peru e Equador chamaram a esta presença de águas mais quentes de “Corriente de El Niño” em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus.

O fenômeno “La Niña”, ou episódio frio do Oceano Pacífico, é o resfriamento anômalo das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental. Pode-se dizer, de modo geral, que “La Niña” é o oposto do “El Niño”, pois as temperaturas habituais da água do mar à superfície nesta região situam-se em torno de 25ºC, ao passo que, durante o episódio “La Niña”, tais temperaturas diminuem para cerca de 23º a 22º C.

As águas mais frias estendem-se por uma estreita faixa, com largura de cerca de 10 graus de latitude ao longo do equador, desde a costa Peruana, até aproximadamente 180 graus de longitude no Pacífico Central. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña.

Assim como o “El Niño”, “La Niña” também pode variar em intensidade. Um exemplo dessa variação é o intenso episódio de “La Niña” ocorrido em 1988/89, comparado ao episódio mais fraco de 1995/96.

Em geral, um episódio La Niña começa a desenvolver-se em um ano, atinge sua intensidade máxima no final daquele ano, vindo a dissipar-se em meados do ano seguinte. Ele pode, no entanto, durar até dois anos. Sua intensidade é tão forte que os episódios La Niña permitem, algumas vezes, a chegada de frentes frias até à Região Nordeste notadamente no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, e na Região Norte principalmente Rondônia e Acre (RIZZI, 2001).

Neste trabalho, buscou-se, identificar e caracterizar os fenômenos climáticos conhecidos como “El Niño” e “La Niña” e suas influências na alteração de aspectos meteorológicos regionais e globais.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1.  FATORES CAUSADORES

Como se sabe o El Niño é o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial que causa mudanças na circulação atmosférica. Porém o que pouco se sabe é que fatores levam a essa anomalia; depois de várias décadas de estudo surgiram algumas hipóteses que podem justificar este fator.

Segundo MENDONÇA e DANNI-OLIVEIRA (2007), existem diversas teorias sobre a origem do El Niño, se destacando as seguintes:

A tese dos oceanógrafos: O fenômeno seria resultado do acúmulo de águas quentes na porção oeste do oceano pacífico, devido a uma intensificação prolongada dos ventos de leste nos meses que antecedem o El Niño, ocasionando elevação do nível do mar em alguns centímetros. Com o enfraquecimento dos alísios de sudeste, a água se movimenta para leste, servindo como bloqueio para as águas frias vindas do sul;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com