TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Climatologia - Albedo - TSM - El Niño E La Niña

Exames: Climatologia - Albedo - TSM - El Niño E La Niña. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 8

UFSCar - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Curso: Engenharia Ambiental

Climatologia e Meteorologia

Professora: Elisabete Caria Moraes

Tutor: Ernesto Beck Junior

Atividade 1: Introdução à Meteorologia e Climatologia

Alunos:

Jenifer Torres Toniolo RA: 540528

Lilian Torres da Silva RA: 539180

Samuel Gomes de Farias Junior RA: 540498

Outubro, 2014

QUESTÃO SOBRE O ALBEDO

A radiação solar é a maior fonte de energia para a Terra, sendo um elemento meteorológico essencial e um dos fatores mais importantes do tempo e do clima. Parte dessa radiação é absorvida pela Terra e outra parte é refletida diretamente de volta ao espaço pelas nuvens e pelo chamado albedo da superfície terrestre.

Inicialmente é interessante diferenciar radiação refletida de radiação irradiada. Parte da radiação solar que incide sobre a Terra é refletida e outra parte é absorvida. Quando a radiação é refletida diretamente não há mudança do comprimento de onda. Assim, uma radiação solar de ondas curtas é refletida como radiação de ondas curtas. Porém, se a radiação é absorvida pela superfície terrestre e depois é irradiada, ela variará de acordo com as leis de degradação do comprimento de onda e sempre irradiará num comprimento de onda maior que o recebido. Lembrando que quanto menor a temperatura, maior o comprimento de onda de máxima emissão. Isso resulta no fato de que os comprimentos de onda emitidos pela Terra sejam considerados ondas longas, enquanto que os comprimentos de onda emitidos pelo Sol sejam considerados ondas curtas.

Por albedo entende-se o índice de reflexão dos raios solares que incidem na Terra, ou seja, está relacionado com a quantidade de radiação que é recebida e refletida por um corpo na superfície terrestre, sendo associado ao percentual de radiação solar que é refletido de volta para o espaço exterior. Assim, o albedo pode variar no tempo e no espaço, de acordo com a natureza da superfície. Temos, portanto, que quanto maior a reflexão, maior o albedo. Superfícies mais claras, como a neve, por exemplo, possuem um albedo elevado, visto que possuem maior capacidade de refletir os raios solares. Já áreas urbanizadas, por exemplo, possuem um albedo menor, absorvendo a maior parte da energia solar incidente. Sendo assim, torna-se extremamente importante conhecer o albedo nos estudos climáticos, por influenciar de forma significativa as temperaturas na superfície terrestre.

Uma das formas de diminuição do albedo provocada por interferência antrópica, como já foi citado, são as próprias cidades, através de inúmeros edifícios e avenidas e ruas asfaltadas. Além disso, o aquecimento global vem provocando um maior derretimento das geleiras, o que resulta em uma diminuição do albedo nessas áreas e, portanto, um aumento na absorção de energia.

Como alternativa para aumentar o albedo de áreas urbanizadas temos os "telhados brancos", em muitos lugares os telhados são pintados de branco a fim de aumentar a reflexão dos raios solares e assim aumentam o albedo dessas áreas.

QUESTÃO SOBRE TSM

Apresentando em cerca de 3/4 da superfície da Terra (71~75%) coberta por um lençol de H2O líquido, os oceanos são um dos maiores reguladores das condições climáticas em escala planetária. Sendo de grande importância:

. suas configurações geográficas;

. distribuição de suas propriedades conservativas;

. circulação das massas de água em diversas escalas;

. os gases dissolvidos nas águas dos mares

. os diversos indicadores biológicos.

Os oceanos representam a principal condição de contorno inferior da atmosfera, o que define a sua grande importância para o entendimento do clima. Estes dois sistemas trocam excepcional quantidade de massa e energia.

As correntes oceânicas também apresentam uma interação com a atmosfera e influenciam no clima. Na superfície, as correntes oceânicas são controladas principalmente pela ação dos ventos, quando se vinculam às circulações de grande escala da atmosfera, como anticiclones e a circulação dos Alíseos. Sendo assim, as mudanças na atmosfera podem influenciar no deslocamento das correntes oceânicas, enfraquecendo, intensificando ou alterando seu deslocamento. Em profundidade as correntes oceânicas são controladas pela densidade, que gera estratificação e colabora no deslocamento.

Como as correntes oceânicas são classificadas pela sua temperatura, considera-se que há uma interação direta da TSM com a atmosfera adjacente, principalmente no fornecimento de umidade e calor. Assim, Felicio (s.d.) destaca que existe uma estimativa de que “as correntes oceânicas redistribuem 50% do excesso de energia e 85% da água na atmosfera da Terra. Manipulam o armazenamento de calor sazonalmente ou em períodos muito longos (a maioria completamente desconhecidos) e controlam o abastecimento de nutrientes e os processos geoquímicos”.

A TSM exerce relação de controle com a umidade fornecida à atmosfera adjacente, com a solubilidade de sais na água e com a solubilidade dos gases dissolvidos na água.

Em relação à umidade, temos que o aumento da TSM resulta em altos valores de evaporação e, consequentemente, um fluxo maior de umidade para a atmosfera. Assim, quanto mais seco e quente estiver o ar, mais umidade ele poderá receber.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com