TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Por:   •  22/8/2019  •  Seminário  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Carlos Martins; Gabriel Rubin; Rodrigo Rech

Hormônio Vegetal Etileno

Sorriso

2018


Sumário:

Introdução        3

História        3

Formula        3

Amadurecimento dos Frutos        4

Abscisão dos frutos        

4

Reações do processo de maturação        4

Referências        

5

Introdução

O etileno é um regulador de crescimento produzido por quase todos os tecidos das plantas superiores e a taxa de produção e modo de ação dependem do tipo e estágio de desenvolvimento do tecido. Fito-hormônio responsável pelo envelhecimento e pela senescência das plantas, esse pode provocar vários efeitos indesejáveis, como enrolamento e murchamento das pétalas, abscisão de flores e folhas, elevação da respiração, degradação de clorofila e redução da matéria fresca provocada pela perda de água.

Nos frutos o etileno causa o amadurecimento através de três processos conhecidos como oxidação de lipídeos, quebra das ligações de amido e quebra das moléculas de clorofila.

História

O etileno foi descoberto no século XIX a partir de estudos que tentavam compreender por que as folhas de algumas árvores localizadas próximas às lâmpadas que utilizavam gás para a queima caíam. Analisando o gás presente nas lâmpadas gás esse que continha etileno, descobriu-se que ele exercia influência sobre o desenvolvimento da planta, causando a queda das folhas.

Fórmula

O etileno é o hidrocarboneto alceno mais simples da família das olefinas, constituído por dois átomos de carbono e quatro de hidrogênio (C2H4). Existe uma ligação dupla entre os dois carbonos. A existência de uma ligação dupla significa que o etileno é um hidrocarboneto insaturado. Pela nomenclatura IUPAC recebe a denominação de eteno. [pic 1]

Amadurecimento dos frutos

O aumento da produção de etileno faz com que ocorra o processo de amadurecimento do fruto junto com digestão enzimática da pectina causando o amolecimento do fruto. Nesse periodo tambem ocorre a conversão de grãos de amido e ácidos orgânicos em açúcares, tornando os frutos doces e palatáveis.

Abscisão dos frutos

Durante o outono, o aumento de temperatura e o encurtamento dos dias levam ao aumento de produção do etileno e diminuição da concentração de auxina. Assim, as células da camada de abscisão produzem enzimas que digerem a celulose e componentes das paredes celulares, tornando essa camada mais enfraquecida. A mudança na coloração das folhas nessa período do ano se dá em sentido da decomposição da clorofila e à síntese de carotenoides e antocianinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com