TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – IFMS

Por:   •  4/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – IFMS

                                           

       

Linguagem de Programação 4

 

Caroline Franco

   Isabella Rebouças

Jhonatan Picinin

 João Pedro Acioli

    Lucas Vasconcelos

Trabalho apresentado ao prof ° Edilson Soares de Palma na disciplina de Linguagem de Programação 4, curso de Tecnologia em Informática no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS, Câmpus Coxim como requisito de avaliação.

Mapeamento Objeto Relacional - uso do Hibernate com JPA

     Na Atualidade pode se constatar algumas necessidades do programador, uma delas se resume a não se preocupar com comandos de linguagem SQL, e sim a se deparar meramente com uma interface de programação que possa ser simples, e que além de simples possa realizar todo o trabalho de persistência, com isto em vista surge o ORM.

  •  O que é um ORM?

        O mapeamento objeto-relacional é uma técnica que mapeia o modelo de objetos e o modelo relacional, reduzindo a capacidade de resposta da programação orientada a objetos utilizando banco de dados relacionais. Mas o mais interessante é que não há a necessidade de escrever códigos SQL queries, já que suas classes ajudarão a persistir os dados e buscá-los, além disso, disponibiliza muitos recursos que diferenciam o ORM de outras ferramentas dessa técnica.

        A aplicação Java, é seguida do paradigma orientado a objetos, onde as informações são representadas por meio de classes e atributos, de outro modo, podemos utilizar também a herança, composição para relacionar atributos. É necessário uma atividade tratando-se desses paradigmas, a todo momento devemos transformar objetos em registros e registros em objetos.

  • JPA e Hibernate.

        Ao dar Início neste assunto devemos deixar claro que além de mais prático, é mais eficaz que tenhamos cada vez menos códigos em aplicações, do que ter, além de mais linhas de comandos, fazer uma tabela de banco de dados manualmente.

        O Hibernate e o JPA são dois assuntos que estão interligados não é possível falar de um um sem citar o outro, pois de modo geral o JPA é uma especificação inspirada no Hibernate, no entanto o segundo oferece algumas alternativas a mais, como por exemplo, a API de criteria, que não faz parte da especificação JPA.

         Por ser uma especificação, o JPA possui implementações, que dentre elas, as mais comuns são a Hibernate da Red Hat, EclipseLink da Eclipse Foundation e o OpenJPA da Apache.

        Apesar do Hibernate ter nascido do JPA, é importante visar que ele nasceu sem essa especificação, no entanto, hoje em dia é comum acessar o Hibernate por ela.

        

        Uma das maiores funcionalidades do Hibernate, é que o mesmo abstrai o seu código SQL, fazendo com que toda camada JDBC e o SQL seja gerado em tempo de execução, e além disso, ele gera o SQL que serve para um determinado banco de dados. Mas como também estamos falando de JPA, esse é ainda melhor, pois reduz ainda mais os códigos, possibilitando que o desenvolvamos sem conhecer detalhes sobre o Hibernate.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (81.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com