TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Podcast Descritivo de Assuntos

Por:   •  16/5/2022  •  Ensaio  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

Sensoriamento remoto

Livro fundamento do sensoriamento remoto e metodologias de aplicação

Capitulo 3

Interação da radiação solar com os alvos da superfície terrestre

Perguntas elaboradas para o podcast.

  1. O Sensoriamento remoto está intimamente ligado com a energia solar, esta energia interage com o solo, dessa interação a energia pode ser fracionada em até três partes, quais são?

Energia absorvida, refletida e transmitida.

  1. Em qual faixa do espectro estão a energia que são mais absorvidas e parcialmente absorvidas?

As radiações entre 400e 500nme entre 600e 700nm são utilizadas nos processos fotossintéticos, logo são as mais absorvidas, já a radiação entre 700e 1200nm (infravermelho próximo) e parcialmente absorvida.

  1. Com relação a fração absorvida o que caracteriza o efeito térmico e efeito não térmico?

O efeito causado pela radiação eletromagnética (REM) na matéria e resultado da transferência de energia dessa radiação para o material afetado, esse efeito pode ser térmico, se ocasionar o aquecimento do material ou não térmico, caso a interação da radiação com o material não libere quantidade significativa de calor.

  1. Explique como se dá a fração transmitida da radiação eletromagnética?

Em um exemplo prático a radiação eletromagnética incide numa arvore, certas radiações passam entre as folhas e atingem o estrato inferior, que pode ser o solo ou outra cobertura, no entanto a radiação poderá penetrar nas folhas e, como não e aproveitada por estas ela atravessa o9s componentes das folhas e segue em direção ao substrato.

  1. Qual a importância da fração da radiação eletromagnética refletida pelos alvos?

E importante para o sensoriamento remoto, pois um grande número de aplicações de imagens de dados de satélites ou de outras formas de coleta e através da coleta, processamento e analise da radiação refletida pelos alvos.

  1. A refletividade de um determinado alvo depende de alguns parâmetros quais são? Explique.

A refletividade de um alvo e em função do comprimento de onda, do ângulo de incidência, da polarização da radiação e das propriedades elétricas do alvo. As propriedades citadas são propriedades da radiação eletromagnética (REM) que podem ser controladas, até certo ponto pelo desenho do sistema sensor. No entanto, a refletividade de um alvo depende, além dos parâmetros anteriores, das propriedades elétricas (constante dielétrica, condutividade, permeabilidade) e da textura do alvo.

  1. Diferencie os termos, resposta espectral ou assinatura espectral e comportamento espectral.

Quando se mede a energia refletida por um alvo, em determinada faixa espectral, por meio de um espectro radiômetro o resultado gráfico dessa medida e denominado resposta espectral ou assinatura espectral. Já ao medir a energia refletida por um alvo por exemplo, uma cultura agrícola na área que o sensor está “enxergando”, tem-se uma mistura de radiações que sai da cultura e da superfície de fundo (solo ou outra gramínea). Neste caso está sendo avaliado o comportamento espectral do alvo, que pode variar de um local para outro. Por exemplo, o comportamento espectral de uma área de soja plantada num latossolo e diferente do comportamento espectral dessa mesma soja plantada numa terra roxa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com