TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de mudas

Por:   •  7/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 9

3.0 – INTRODUÇÃO

As hortaliças são importantes para a alimentação humana, pois o seu consumo traz vários benefícios para a saúde, devido apresentarem em sua composição elevada quantidade de vitaminas e elementos minerais.

A produção de olerícolas, especialmente folhosas deve ser realizada com base nas características agronômicas do solo, clima e cultura. O uso de técnicas de manejo adequadas de cultivo e de suma importância para gerar aumento da produtividade e, em consequência da lucratividade da atividade.

O cultivo de alface e coentro em pequenas áreas é altamente rentável devido estas culturas apresentarem ciclo curto de produção, no entanto na Zona da Mata Sul Pernambucana, especialmente, em Barreiros a cana de açúcar ainda é a principal cultura explorada pelos agricultores familiares de assentamentos. Com a queda da economia local alcançada com a falência da usina central de Barreiros, a qualidade de vida do agricultor foi afetada sensivelmente através do alto índice de desemprego gerado na região.

No entanto, estudos e trabalhos que abordem as técnicas de cultivo de hortaliças na região da Mata Sul de Pernambucana continuam muito escassos, especialmente na cidade de Barreiros, onde praticamente toda a hortaliça consumida pela população e produzida em outros municípios situados no Agreste do Estado de Pernambuco.

De acordo com o exposto é necessário desenvolver trabalhos de capacitação nas comunidades locais da Zona da Mata Sul com o intuito de fornecer informações técnicas necessárias para o cultivo de hortaliças folhosas para só garantir melhoria na renda e qualidade de vida dos agricultores familiares de assentamentos, mas também, melhorar o que vem para nossas mesas.

O nitrogênio é um dos nutrientes que mais contribuem para o metabolismo fisiológico vegetal, relacionado diretamente à formação das proteínas. Algumas espécies, em particular, apresentam uma alta exigência de disponibilidade de nitrogênio. Tal fato é uma das condições responsáveis pela utilização de altas doses de fertilizantes nitrogenados ao longo do ciclo de cultivo das hortaliças folhosas.

Estudos têm demonstrado uma forte inter-relação entre adubações nitrogenadas excessivas e o acúmulo de nitrato nos vegetais, em níveis extremamente prejudiciais à saúde humana (EUROPEAN COMMISSION, 1997; MURAMOTO, 1999; ZAGO et al.,1999; PUTTANNA, 2000). Dentre os alimentos ingeridos pelo homem, as hortaliças contribuem com cerca de 70% da ingestão diária de nitrato. Isto se deve à alta mobilidade do nitrogênio na planta, especialmente na forma nítrica, que se dirigindo preferencialmente as partes fotossinteticamente ativas, quando absorvida em excesso, acumula-se nos vacúolos (ANDRIOLO, 1999). O acúmulo de nitrato pela

alface, além do caráter genético, também é bastante influenciado pela luminosidade, temperatura, sistema de cultivo, adubação, dentre outros fatores (FAQUIN e ANDRADE, 2004). Tal problemática tem recebido especial atenção em alguns países, visto que, o excesso de nitrato na dieta, com sua posterior conversão a nitrito, podem conduzir a formação de nitrosaminas, que são compostos cancerígenos e mutagênicos, e indiretamente, inibir o transporte de oxigênio no sangue, alteração metabólica conhecida como metahemoglobinemia (FONTES et al., 1997; WALKER, 1990 citado por BENINNI, 2002).

A adubação orgânica, com estercos de animais e compostos orgânicos, tem sido amplamente utilizada na produção de alface, com o objetivo de reduzir as quantidades de fertilizantes químicos e melhorar as qualidades físicas, químicas e biológicas do solo (SILVA et al., 2001). Além do que, os fertilizantes orgânicos possuem um processo de decomposição e liberação de nutrientes mais lentos (ZAGO et al., 1999), condição favorável à alface que apresenta uma eficiência de utilização de nitrogênio sempre menor que 50%, sendo sua absorção de aproximadamente 80% do N total, extraído nas últimas quatro semanas do ciclo da cultura (KATAYAMA, 1993). O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de doses crescentes de esterco bovino curtido aplicado ao solo, associados à adubação foliar com uréia ou biofertilizante, na concentração de N-Nitrato e produção de alface.

4.0 – OBJETIVOS

4.1 OBJETIVOS PROPOSTOS

Obter dados reais e suficientes e transmitir para a comunidade, como segunda etapa do projeto neste ano. Publicar e deixar disponível todos os dados adquiridos com a pesquisa e o projeto em si, para que não só a comunidade possam ver, mas todos que tiverem interesse.

4.2 OBJETIVOS PARCIALMENTE ALCANÇADOS

• Mudas Uniformes para o plantio total da pesquisa;

• Plantio dentro e fora da estufa;

• Aplicação dos adubos: Biofertilizante, Húmus, Esterco Bovino;

• Resultados da pesquisa não foram suficientes;

• As metas supostas não foram atingidas.

5.0 – METODOLOGIA E DISCUSSÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

A unidade experimental fica localizada no assentamento Baeté, nas precisamente no município de Barreiros na zona da mata sul de Pernambuco. No presente trabalho a metodologia proposta foi de acordo com as ferramentas que possibilitasse a excursão do plano de trabalho.

Inicialmente foram realizadas visitas técnicas com o objetivo de apresentação pessoal, reconhecimento de unidade de pesquisas e apresentação de proposta de trabalho, posteriormente juntamente com os agricultores foram realizadas oficinas objetivando transparência nas técnicas de produção de hortaliças, mais precisamente nas folhosas.

No segundo momento a realização de um levantamento de campo através de questionários. Nesta etapa do projeto de extensão almejou-se a catalogação de dados referentes aos sistemas de produção ali existentes, identificando assim as falhas de produção no manejo adotado pela comunidade. Além da realização de capacitações de agricultores por meio de mini cursos, com temáticas relacionadas a cadeia produtiva existente, tais como: solos, adubação, plantio e controle de pragas.

O terceiro momento será a junção de dados e de atividades realizadas durante toda a execução do projeto, e norteamento de escoamento de produção de hortaliças. No final do projeto será realizada uma reunião com os agricultores, onde os mesmos apontaram as principais problemáticas encontradas, para assim buscar soluções futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com