TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viveiros e Frutificação

Por:   •  16/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

Viveiros

Viveiros consiste em uma área onde são realizadas todas as atividades na produção de mudas de diversas culturas, também conhecidos como berçários de plantas, essas mudas são multiplicadas no viveiros para que se tornem adequadas para o transplante para um local fixo.

A muda é de grande importância na agricultura, portanto, um viveiro com uma grande infra estrutura, fornecera uma muda de grande qualidade genética e fisiológica. É importante se ter grande cuidado com as mudas, tanto na hora de plantar, quanto na hora de transplantar.

Em relação a sua duração, o viveiro é classificado em permanente ou temporário:

  • Viveiros Permanentes consiste em um local fixo, onde são produzidas por anos, por conta disso é preciso ser bem planejado e bem estruturado, com grande infraestrutura. Mais quando é feito o plantio no solo, tem um limite de tempo, cerca de 2 anos, por conta de fatores como: pragas ou plantas invasoras.

  • Viveiros Temporários trata-se de uma produção de mudas em pequenos períodos, por conta disso são de menores custos e quando acaba a produção de mudas podem serem desativadas.

Existem também viveiros que foca na proteção do sistema radicular, que são: viveiros com mudas de raiz nua e viveiros com mudas em recipientes.

  • Viveiros com mudas de raiz nua: são feitos canteiros, em uma área de solo drenado e profundo, para que assim as mudas sejam retiradas com as raízes nuas.

  • Viveiros com mudas em recipientes: Por serem mais versáteis, não necessitam de uma grande área, assim fazendo com que a mesma área seja utilizada mais vezes.

Instalação de Viveiros

A instalação é um dos fatores iniciais e mais importante, pois consiste na escolha de um local apropriado, deve ser feito um calculo para estima a  quantidade de mudas que serão produzidas em tal viveiro, também o cumprimento da legislação vigente. A instalação necessita de diversos fatores, como a facilidade no manejo das mudas, para a instalação de um viveiro precisasse : De um depósito para que seja guardados ferramentas e equipamentos; um deposito também para os produtos químicos ou tóxicos; uma estrutura de madeira ou metal chamada de telado(útil para manutenção  de  plantas  matrizes isentas de viroses; aclimatação de mudas e produção de  mudas  que  exigem  sobreamento  inicial); um sombrite que é uma cobertura com tela de sombreamento; escritório para que serva guardadas todas as informações e os serviços financeiros ou contratação de mão de obra; e um dos mais importantes a estufa (também conhecida como casa de vegetação), é uma estrutura fechada em madeira ou metal, coberta com um plástico especial para estufa, a estufa ajuda a maximizar a produção de mudas.

Frutificação

Frutificação trata-se de todos os fatores fisiológicos e morfológicos do crescimento da planta, o crescimento e o amadurecimento são regulados por diversas condições ambientais e climatológicas, a frutificação depende muito de fatores internos e também externos. O fruto por sua vez é formado geralmente por um ou mais ovários maduros, podendo ser da mesma flor ou então de flores diferentes, o ovário se desenvolve dando origem as sementes, e órgão específicos promove a dispersão das sementes, originando os frutos.

A frutificação consiste em várias fases:

Primeiramente os óvulos são fecundados dentro do ovário, o ovário é muito importante no desenvolvimento da flor, por ser uma rica fonte de auxina. Após essa fecundação, o ovo ira se desenvolver e forma o embrião, que, juntamente com as substâncias de reserva constitui a semente.

Na parte da polinização, o grão de pólen é o gametófito masculino das plantas superiores, que é produzido na antera. A polinização consiste na deposição do grão de pólen sobre o estigma do pistilo, após essa polinização, acontecera a germinação do grão de pólen, se  o  estigma  for  receptivo,  o tubo polínico será produzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com