TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial

Casos: Ética Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DOS CAP. O CONCEITO DE ÉTICA E DEVERES ÉTICOS NA FAMÍLIA

LIVRO: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL DE JOSÉ RENATO NLINI

Trabalho apresentado para a disciplina de: Ética e

cidadania, sob a orientação da Profª Dra. Gabriela

Reyes.

CURITIBA

2014

RESUMO DOS CAP. O CONCEITO DE ÉTICA E DEVERES ÉTICOS NA FAMÍLIA

LIVRO: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL DE JOSÉ RENATO NLINI

As palavras ética e a moral tem origens diferentes mas o mesmo significado: “costume”, por isso filósofos deram significados diferentes para essas duas palavras. Para Kant moral é é um conjunto de princípios e ética é a sua aplicação. Ética seria o comportamento dos homens, as leis e os comportamentos que deve ter é a criação das normas, a moral seria ele seguir essas normas, é o dever de cumpri-las.

Existem pessoas imorais que quebram as regras, mas não existem pessoas amorais que não tenham algum conceito de moral, ou seja moral é a formação do caráter de cada indivíduo. Os valores não se criam e não se transformam, se descobrem ou são ignorados, a missão da ética é fazer com que o indivíduo ter a moral para que assim faça essa descoberta.

A ética pode ser classificada como ética empírica, ética de bens, ética formal e ética valorativa. Fazer essas classificações delimitam suas áreas e apenas facilitam os estudos sobre ela.

A ética impirica é aquela em que se baseia apenas na observação dos fatos, para conhecer alguém é preciso se basear no que ela faz e não no que ela diz que faz.

A ética de bens é a conduta utilizada para se chegar a um fim que é considerado o bem, uma coisa boa, sendo essa a finalidade de toda existência humana.

A ética formal para Kant a moral não é o bem que se obtêm com o resultado e sim na bondade que o levou a ter tal atitude, esta no sentimento de querer fazer e não apenas se fez ou não.

A ética do valor, para Max Scheler, a noção de valor passa a ser um conceito ético essencial, o valor é a concepção que os indivíduos dão para a seleção das formas, dos meios que levam ao fim.

A família é essencial na formação do indivíduo desde o nascimentos, pois é a família que deve cuidar dele, alimenta-lo e educa-lo desde o nascimento.

Os modelos de famílias já mudaram muito, onde a responsabilidade adquirida ao se assumir uma criança não pode ser renunciada. As famílias já foram compostas por pais que trabalham fora, mães que cuidam da casa e dos filhos para famílias onde pais e mães trabalham fora, filhos de outros relacionamentos, mas a afetividade, estabilidade onde há o convívio permanente e ostensibilidade seria o reconhecimento perante a sociedade, sempre estiveram presentes.

O egoismo tem papel muito importante para as separações dos casais, onde ouve a sobrecarga das tarefas. O divórcio acabou sendo uma maneira fácil para acabar com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com