TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenario Empresarial

Artigos Científicos: Cenario Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2012  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 6

CENARIO EMPRESARIAL

Investir em seu próprio negocio tem sido a melhor opção para muitos brasileiros crescerem financeiramente. É importante destacar alguns fatores que se tornam imprescindíveis à atividade empresarial. Fatores como a importância da contabilidade para a gestão da empresa, a importância da matemática no setor administrativo, que também esta aliada ao contador e empresário.

A matemática está presente nas empresas em diversos aspectos, com diferentes aplicações que sejam apresentadas envolvendo números ou percentuais. Desde previsão de vendas até orçamento de compras, horas trabalhadas, unidades vendidas, custos etc.

Sem a matemática teríamos sérios problemas, não teríamos como comparar lucros e prejuízos, podemos compreender que a matemática é de extrema importância dentro de uma empresa para que ela consiga se manter no mercado e conseguindo bons desempenhos gerenciais nas organizações.

A organização vem de um conjunto, que desenvolve uma atividade ou função para atingir um só objetivo. A organização visualiza como um sistema que é constituído de subsistemas. Organização é uma entidade abstrata, formada por pessoas, trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos. Fatores de organizações são conjuntos de forças e condições que cercam e influenciam na empresa em geral.

Portanto, uma organização é responsável pelo meio ambiente, devendo respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes. Muitas organizações que possuem atividades danosas ao meio ambiente e sofrem restrições no seu país de origem, mudam sua produção para outro país onde não há impedimento ou lei específica na sua atividade.

O que envolve a empresa é tudo o que está além das fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro. O ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, as noções e as organizações da empresa.

O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro.

O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro da empresa e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização. Tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada diante a sua atual posição no mercado.

Devemos entender por obrigações civis e empresariais aquelas oriundas do próprio giro operacional da sociedade empresária, ou seja, cheques vencidos ou a vencer, notas promissórias, duplicatas, letras, eventuais dívidas relativas a contratos firmados com fornecedores no período anterior à venda da "empresa" etc.

Sobre a alienação do estabelecimento, ou seja, assim chamado trespasse, ressalte-se que os débitos anteriores, desde que devidamente contabilizados, são de responsabilidade do adquirente, mas o devedor primitivo, aquele que está vendendo a "empresa", continua solidariamente obrigado pelo prazo de um ano.

O trespasse pode ser motivo de pedido de falência ou decretação de quebra, realizada por algum credor, pois, em determinadas circunstâncias, é possível significar a supressão de alguma garantia aos mesmos. Na atualidade existe um alto índice de falência de novas empresas, isto acontece justamente porque o novo empreendedor assume altos riscos não observando corretamente as boas oportunidades, tendo pouco conhecimento e por consequência a tomada equivocada de decisões.

A contabilidade tem grande importância na economia atual, é ela quem planeja, executa e controla o sistema de informações para a empresa, deve manter-se sempre atualizada com todos os seus relatórios em dia para que todas as áreas, compras, RH, Administração, Marketing, financeira, entre muitas outras, possam se sincronizar e obter os melhores resultados possíveis. As informações apuradas devem ser analisadas em conjunto com todo o meio que a cerca.

A contabilidade é um sistema de informação que também faz parte de um sistema gerencial dentro de uma organização, através de técnicas, normas, evidenciando qualquer modificação nos relatórios contábeis para os usuários analisar e tomar as decisões, além disso, a contabilidade faz o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.

O profissional contábil deve estar preparado para diversas situações, no dia a dia é normal se depara com sócio ou donos de empresas que não têm experiência Diante disso, é necessário o tratamento correto das informações, bem como sua precisa interpretação.

O papel do contador é primordial, pois é ele quem fornece as informações úteis para que o administrador possa tomar as melhores decisões, isso também em longo prazo, pois, através dos fatos contábeis o administrador poderá pensar no futuro da empresa. O contador é justamente amparar esse novo empreendedor para que ele possa verificar com exatidão toda a estrutura financeira, patrimonial e econômica da empresa. É importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com