TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Astronomia

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 2

Astronomia na Escola

A astronomia é uma ciência pouco abordada no ensino fundamental e médio do Sertão Central cearense. O desinteresse em estimular o estudo e a pesquisa sobre o tema, bem como a falta de atividades práticas, são um dos principais responsáveis para que essa região possua essa deficiência. Como consequência dessas perspectivas, o Sertão Cearense apresenta vasta carência de profissionais dessa área e de outras correlatas (física, matemática, química, biologia etc), desenvolve poucos trabalhos de cunho cientifico e possuí baixos índices em olimpíadas e outras diversas avaliações.

Em consonância com essa realidade, o Projeto Astronomia Para Todos, por meio de atividades de extensão, vislumbra torna a astronomia corriqueira nas escolas de educação pública à qual é parceira e, ainda, busca aproximar a FECLESC da rede de ensino fundamental e médio. Essa medida tem sido crucial para divulgação e incentivo no ingresso e, posteriormente, na produção de trabalhos científicos na própria faculdade.  

Com o objetivo de divulgação e incentivo foram realizadas sessões de observação em praças de Quixadá e em diversas cidades circunvizinhas, como Banabuiú, Quixeramobim, Solonopoles, Milhã, Jaguaretama, Pique Carneiro, Ocara, Ibaretama etc. Ao todo, mais de 1300 pessoas participaram das observações.

Nas escolas de ensino médio Liceu de Banabuiú e Abrão Baquit, o projeto, realizou minicursos que contemplaram aspectos básicos de astronomia, realizou oficinas preparatórias para a Olimpíada Brasileira de Astronomia, promoveu atividades de observação e desenvolveu diversas atividades que buscaram torna a prática cientifica uma atividade cotidiana na vida do aluno.

Em parâmetro gerais, Essa atividade de extensão faz com que a faculdade de Educação, Ciência e Letras do Sertão Central seja um agente modificador da educação do nível médio e que se torne um ponto de referência sobre o conhecimento e divulgação de astronomia na sociedade ao qual ela está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com