TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Astronomia

Por:   •  11/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.505 Palavras (19 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 19

                                              [pic 1]

Mini Curso:

Astronomia

Luciano Cazo 525301

Vinicius Bertoldo 526568

Robson Silva 519747

L. Física

Aula 1

Tema: Astronomia

Subtítulo: Big Bang, Buraco Negro e os fenômenos das marés

Objetivo

Explicar de forma clara alguns temas que deixa o aluno curioso e que são bem falados quando se estuda um pouco de Astrofísica no ensino médio.

Introdução

A astronomia é uma ciência belíssima que estuda as estrelas, planetas, galáxia e muitas outros temas que deixam as pessoas curiosas em saber o que acontece lá fora na imensidão do universo e mexe com sua imaginação.

Existem muitos temas que são falados na sala de aula e um período muito curto que deixa vago muitas questões que os alunos não conseguem entender, como por exemplo a formação do universo (Big Bang), Buraco negro e as marés, quando entra na aula de gravitação universal e sobre a história da astronomia.

Quando se estuda o universo a estrutura e evolução estamos falando da Cosmologia (Cosmo = universo + Logos = estudo). Os gregos se preocuparam em elaborara teorias sobre esse tema no campo da filosofia natural e nos últimos três séculos a cosmologia passou a ter apenas ideias especulativas.

No final do século 20 Edwin Powell Hubble descobriu que o universo estava em expansão deduzindo, portanto que ele teve um começo e que tinha uma idade finita, então surgiram várias ideias religiosas, entre essas teorias a mais aceita é da grande explosão, conhecida pela expressão inglesa “ Bing Bang”. A outra grande descoberta de dois cientistas, Robert Wilson e Arno Penzias, em 1965 foi a verificação de uma radiação cósmica que circunda o universo desde sua criação. Com os estudos da física logo após a explosão até 10- 45 s a temperatura seria muito alta e em frações de segundos ele se resfriou, com isso começou a condensação da matéria formando tudo que existe hoje no universo. Desde a explosão até os dias atuais estima-se que tenha decorrido 20 milhões de anos.

O buraco negro é outro assunto de grande interesse e curiosidade. O tamanho de uma estrela se define quando forças de explosões nucleares de dentro para fora e da gravidade de fora para dentro se equilibram. Quando existe uma predominância da força gravitacional toda matéria é comprimida de tal forma que sua densidade aumenta consideravelmente e como a gravidade é muito forte nem a luz consegue escapar, chamado buraco negro.

As marés é um fenômeno surpreendente causado pelas atrações gravitacionais e pela trajetória curva que ela descreve. Quando as regiões da terra estão mais próximas do sol e da lua ocorre as marés altas e nas regiões intermediárias ocorre as marés baixas. Explicado pelo grande cientista Isaac Newton.

Metodologia

  • Primeiro será apresentado o tema.
  • Será apresentado Tópicos da primeira aula.
  • Discutiremos as teorias do big bang, buraco negro e sobre o movimento das marés.
  • Será mostrado imagens para representar as teorias e facilitar o entendimento.
  • Será discutido as teorias com alunos para que eles possam participar e interagir com os colegas sobre o assunto.

Avaliação diagnóstica

Será elaborado perguntas para os alunos sobre o Big Bang, buraco negro e mares e se eles já ouviram falar na escola ou com colegas que discutem o tema.

Avaliação Afirmativa

Será elaborado questões sobre o assunto trabalhado para ver se os alunos observam o conteúdo.

Avaliação Somativa

O professor obterá a avaliação contando a participação do aluno, nas perguntas discutidas oralmente e nos questionários.

Referências:

MAXIMO, A; ALVARENGA, B. Física: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2009, V.3

MAXIMO, A; ALVARENGA, B. Física: ensino médio. 1.ed. São Paulo: Scipione, 2009. V.1

 

                                              Aula 2

Tema: Astronomia

Subtítulo: Planetas do Sistema solar e Estrelas

Objetivo

Explicar de forma clara para os alunos como são os outros planetas do sistema solar seu período de rotação e translação em relação a Terra e sobre as estrelas do universo.

Introdução

A astronomia é fascinante e nesse assunto dessa aula vai mostrar como os planetas e as estrelas se comportam no céu, aliás todo mundo fica curioso pelo fato do brilho da lua e das estrelas. Será que tudo que brilha no céu é uma estrela? Ou pode ser outra coisa? Tudo que relaciona o universo é mesmo surpreendente tantas descobertas para serem feitas, pois o que sabemos dele, é apenas um pequenino grão de areia em uma praia imensa. Quanto tempo um planeta como Netuno demora para dar uma volta completa ao redor do Sol?  Todos esses fatos interessantes vão ser discutidos, e tantos planetas no sistema solar apenas um pode ter vida.

A grande estrela que brilha todos os dias é o Sol. É essa grande estrela que transmite energia para Terra continuamente e sem ela não estaríamos vivos atualmente. Qual a cor das estrelas? Tudo isso depende, pois no céu à noite vemos elas as vezes com um brilho levemente avermelhado, azulado, amarelado e brancas as cores são provocadas pela temperatura da superfície. As estrelas com superfície mais quente são brancas e azuladas. As vermelhas e amarelas são mais frias. Os brilhos que vemos delas são aparentes, pois as mais distantes de nós percebemos apenas uma luminosidade aparente como o Sol está mais próximo da Terra percebemos que ele brilha mais. Toda estrela tem seu início meio e fim. Nem tudo que brilha no céu é uma estrela pode ser também um planeta como por exemplo a estrela D’ alva que é o planeta Vênus uma das grandes estrelas que aparecem um pouco antes do Sol sair e um pouco depois que ele se pôs no Oeste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (246.6 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com