TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravitação na Astronomia

Por:   •  16/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

P4: Gravitação

Nome: Jhonatas Luthierry RA: 1885324

As figuras 1 e 2 a baixo representam a órbita que a Terra e a Lua fazem ao redor do sol, de acordo com Isaac Newton apoiando-se nas leis de Johannes Kepler, concluiu que para os planetas descreverem órbitas ao redor do Sol, eles devem estar sujeitos a força centrípeta, caso ao contrário os mesmos não delineavam trajetórias circulares.

Também foi explicado que a força é proporcional à massa do planeta e a massa do sol, e que a força é inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa esses dois corpos celestes. Assim explicando o motivo que a terra orbita o Sol, e a Lua e os satélites (Figura 3) orbitam o planeta Terra.

Resumindo de uma maneira geral como a massa do sol é muito maior que a da terra ela é atraída pelo Sol pela força gravitacional e a força centrípeta faz com que o planeta permaneça em orbita do Sol, isso é valido para a lua e os satélites que orbitam o planeta Terra.

Figura 1 – Sistema Sol, Terra e Lua

Figura 2 – Terra e Lua

Figura 3 – Satélite e Terra

Na figura 4 está representado dois planetas com massas diferentes e com uma grande distância orbitando uma estrela de maior massa essa sendo o centro de massa do sistema, a massa do planeta vermelho é cinco vezes maior que a do planeta verde, tanto o planeta vermelho quanto a estrela regem a orbita que o planeta verde executa por causa da força gravitacional de ambos. O planeta vermelho também é atraído pela estrela de maior massa, poderíamos usar de exemplo o nosso sistema solar a essa simulação.

Figura 4 – Planetas em orbita a uma estrela

Essa simulação (Figura 5) podemos ver um planeta orbitando uma estrela e um asteroide orbitando o planeta, o asteroide não altera a trajetória dá orbita do planeta.

Figura 5 – Terra, Lua e Sol

Na simulação da Figura 6 foi simulado duas estrelas em orbita uma da outra formando um sistema binário, as estrelas foram representadas na cor amarela, foi adicionado a simulação um planeta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com