TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliografia de Kepler

Por:   •  24/11/2016  •  Bibliografia  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 2

Johannes Kepler nasceu em 27 de dezembro de 1571 na cidade de Weil der Stadt na Alemanha. Sua família era poderosa na Alemanha, mas estava em declínio naquela época, contudo, os pais de Kepler ainda o estimularam a desenvolver gosto pela astronomia. Ainda em sua infância, teve um grande choque quando quase perdeu sua mão para uma varíola, mas só a sua visão foi afetada. Nessa época, não se distinguiam astronomia e astrologia, e logo na escola, Kepler mostrava uma grande aptidão para astrologia, fazendo o horóscopo de seus colegas e fazendo algumas previsões, como por exemplo, a invasão turca.

Em 1589 ingressou na faculdade de Tübingen, onde a deriu a teoria do heliocentrismo proposta por Nicolau Copérnico (a teoria vigente na época era do geocentrismo), e conseguiu o seu mestrado em 1591. Em 1594 torna-se professor titular na Universidade de Graz, na Áustria. Casou-se em 1597 e depois disso foi residir na cidade de Praga, onde se tornou matemático e astrólogo do Imperador Rodolfo II. Em 1612 foi selecionado pra lecionar em Linz, na Aústria. Casou-se novamente em 1613 e em 1626 foi acusado de heresia pelas responsabilidades religiosas de Linz, vendo-se obrigado a se mudar para Ulm, na Alemanha. Morreu em 15 de novembro de 1630 com 58 anos.

Kepler teve seu Q.I. estimado em 160, e aperfeiçoou as invenções de Galileu Galilei, sendo responsável por muitas revoluções cientificas, e abrindo espaço para grandes descobertas posteriores do sir. Isaac Newton. Ele era protestante e incorporava muitas ideias religiosas em seus estudos, principalmente de que Deus havia criado um universo perfeito.

Kepler deixou muitas obras e um legado incrível, em suas primeiras divulgações cientificas, relacionava astronomia com matemática, explicando o cosmo com geometria e números. Também explorou o campo da ótica e sua relação com os corpos celestes, inclusive ele foi o responsável pela palavra foco, e mostrava o trajeto das luzes com geometria, provando que linhas paralelas encontram-se no infinito, por exemplo. Mas sua fama deve-se as leis dos movimentos planetários, mais conhecidas como as três leis de Kepler. São elas:
Lei das órbitas (primeira lei de Kepler), diz que cada planeta revolve em torno do Sol em uma órbita elíptica, com o Sol ocupando um dos focos da elipse;
Lei das áreas (segunda lei de Kepler), diz que a linha reta que une o Sol ao planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais;
Lei dos períodos (terceira lei de Kepler) diz que os quadrados dos períodos orbitais dos planetas são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores das órbitas, ou seja, T²=KR³. Onde T é o período de translação, K é uma constante que depende da massa da estrela e R o raio médio das órbitas planetares.

Bibliografia:
https://www.todamateria.com.br/leis-de-kepler/

http://astro.if.ufrgs.br/Orbit/orbits.htm

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/GravitacaoUniversal/lk.php

http://www.espaco-do-ceu.com.br/o-resgate-da-obra-de-kepler/

http://www.ghtc.usp.br/server/Sites-HF/Marcelo-Zimbres/obra.html

https://wcotrim.wordpress.com/2008/08/20/kepler-e-sua-crise-de-fe/

http://www.siteastronomia.com/johannes-kepler-biografia-vida-obra

https://www.ebiografia.com/johannes_kepler/

http://www.infoescola.com/astronomia/johannes-kepler/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com