TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sol

Resenha: O Sol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 2

O Sol é apenas uma entre as dezenas de bilhões de estrelas da via Láctea e se situa a cerca dr 30.000 anos luz do centro desta galáxia, na extremidade deu de seus expirais.

O Sol é constituído principalmente dos gases hidrogênio e hélio. Seu núcleo é um enorme reator nuclear, cuja temperatura atinge pelo menos 14 milhões de graus Celsius, produzindo energia por fusão nuclear, um processo no qual o hidrogênio é convertido em hélio.

O Sol está perdendo massa a uma taxa de quatro milhões de toneladas/segundo, mas sua massa total é de 2x1027t (330.000 vezes a da Terra e 745 vezes a de todos os planetas juntos). Seu diâmetro é de 1.392.000km-109 vezes maior que o da Terra - e seu volume é 1.300.000 vezes maior que o da Terra.

A superfície e a atmosfera do Sol

Manchas solares - que apesar de parecerem pretas - devido ao contraste com as áreas mais claras ao seu redor - são na verdade muito brilhantes. São cerca de 2.000º C mais frias que as outras partes do Sol e o número de manchas solares que podem ser vistas varia de um ciclo de 11 anos.

Fotosfera - a superfície clara, consistindo de milhares de granulações, cada uma com várias centenas de quilômetros de diâmetro. A superfície do Sol está sempre mudando de aparência e cada granulação dura cerca de 10 minutos. Projetando-se da fotosfera, há enorme jatos de gás- espículos- que podem chegar a 15.000km, mas duram poucos minutos.

Cromosfera- é a parte situada acima da fotosfera, que apresenta cor vermelha e é constituída principalmente de gás hidrogênio. Não pode ser observada a olho nu devido à proximidade da fotosfera, que é muito mais brilhante, a não ser durante o eclipse total do Sol, quando a fotosfera é obscurecida pela Lua.

Protuberâncias são massas de hidrogênio brilhante, são às vezes ejetadas da cromosfera e penetram na parte mais externa da atmosfera do Sol, tendo em média 100.000km de comprimento. Há dois tipos de protuberâncias, as eruptivas são violentas e de curta duração e as quiescentes são muito mais calmas e podem persistir por várias semanas.

Coroa é a parte mais externa da atmosfera solar e que consiste de gás hidrogênio rarefeitos. Outras perturbações brilhantes são as erupções solares, geralmente associadas a grupos de manchas solares, podendo alcançar seu brilho máximo em poucos minutos. São uns fenômenos essencialmente magnéticos e emitem grandes quantidades de partículas carregadas e radiação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com