TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS

Por:   •  12/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PITÁGORAS

IPATINGA/MG

ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS

Relatório Técnico

Aluno: Mateus Neves de Faria

Curso: Engenharia Mecânica

Ipatinga/MG

2018

Introdução

A associação de bombas hidráulicas ocorre em algumas aplicações como condições topográficas ou por qualquer motivo outro motivo que a altura manométrica seja muito alta, cem como em situações onde é exigido uma grande vazão, ou que esta possa ser alternada de acordo com a demanda exigida pelas condições do processo.

Outro ponto a respeito do uso das associações é que por muitas vezes o uso de bombas individuais requer um equipamento de proporções e capacidade demasiadamente grandes, o que pode tornar a instalação cara ou dificultosa, por muitas vezes a associação permite que duas ou mais bombas executem o mesmo trabalho que uma sobre um custo inferior.

Portanto usamos dois tipos de associação, a em série e a em paralelo.

Associação em Paralelo

[pic 1]

Figura 1 - Curva característica da Associação em Paralelo

Este tipo de associação é descrito como a soma das vazões das bombas associadas.

O uso desse tipo de associação é recomendado não apenas para o simples aumento da vazão do sistema, mas também para a variação da mesma. Em processos que a vazão exigida possa mudar, a associação permite que esta demanda seja atendida, onde a instalação de bombas com vazões diferentes, sejam alternadas entre si.

Outro ponto importante a respeito desse tipo de associação é que ele pode ser usado como método de segurança. Existem sistemas em que a interrupção do processo pode ser muito prejudicial, levando a perda da produção, ou até defeito em equipamento que necessitam de alimentação constante, portanto, a associação em paralelo permite que se uma das bombas do sistema sofre algum defeito, ou por questões rotineiras de manutenção alguma delas precise ser desligada, isso não impede a continuidade do funcionamento do sistema. Obviamente e outras ocasiões, essa associação garante que a vazão necessária seja obtida com o uso de duas bombas a invés de uma, o que pode reduzir os custos do processo.

Vantagens e Desvantagens

        A associação em paralelo permite a variação das vazões, assim como o aumento da mesma a custo reduzido, descartando o uso de bombas com proporções elevadas, além de permitir uma maior segurança no processo, garantindo a autonomia do mesmo, a partir da ideia de que caso uma bomba sofra algum defeito, outras estarão disponíveis para funcionamento.

Em contrapartida esse tipo de associação exige atenção especial quanto a sua instalação, logicamente em um sistema em que bombas se fazem necessárias, consequentemente também se faz o uso de dutos e encanamentos, considerando que neste tipo de associação ocorre a variação de vazão, é importante que tais dutos e encanamentos estejam aptos ao direcionamento dessas vazões variantes.

Associação em Série

        A associação em série ocorre com a inclusão de bombas onde a saída de uma está diretamente ligada com a entrada da outra, seu propósito consiste em somar as alturas manométricas de cada bomba, elevando a altura total do sistema, fazendo-se necessária quando a altura manométrica exigida é muito alta, seja por questões topográficas ou por muitas interferências através dos dutos e equipamentos que faz com que a altura manométrica relativa seja muito alta.

        Ressalta-se que a vazão em um sistema de bombas associadas em série necessita que a vazão seja constante durante todo a associação, o não cumprimento deste ponto é prejudicial para as bombas, afinal, uma bomba mal dimensionada pode fornecer vazão em excesso para a próxima, e esta pode não ser eficaz quanto a isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (85.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com