TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PRÁTICA – QUEDA LIVRE

Por:   •  23/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  1.249 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA – QUEDA LIVRE

Carlos Ivan da Silva

Centro Universitário Uninter

Av Val de Cans 194. – CEP: 693100-095 – Boa Vista – RR - Brasil

e-mail: ivan22eletronica@bol.com.br

Resumo:  Neste experimento vamos realizar simulações de uma massa em queda livre verificando o efeito da gravidade, aceleração e velocidade em relação ao tempo.

Palavras-chaves: Movimento; Queda livre; MRUV

INTRODUÇÃO

Galileu afirmou que o movimento de queda de corpos, num meio cuja a resistência fosse nula isto é um espaço totalmente vazio de ar e de qualquer outro corpo é um movimento uniformemente variado.

O Movimento em queda livre ocorre quando um corpo de massa “m” se verticalmente com aceleração constante, variando quadraticamente com o tempo de queda sendo o quadrado do tempo “t”.

Em um dos experimentos, Galileu provou que quando dois corpos ao serem abandonados da mesma altura, desprezando a força da resistência do ar em queda livre, chegam ao solo ao mesmo instante. Comprovando que independente da força peso do corpo o tempo de queda é igual para ambos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O fenômeno de Queda livre se da quando um corpo é abandonado com uma certa altura são acelerados pela exclusivamente pelo efeito da gravidade em direção ao solo.

A relação do fenômeno com movimento retilíneo uniforme variado se dá porque em um determinado corpo em movimento de queda livre está sujeito apenas por uma força peso que possui mesmo sentindo, considerando um MRUV.

As formulas do MRUV que podem ser utilizadas para o estudo de queda livre são: V = g.t ; s = s0 +(g/2). t² ; V² = 2.g.s[pic 2]

A aceleração da gravidade terrestre média próximo da superfície da terra possui um valor aproximado de 9,80665 m/s².

Quando dois corpos de massa diferentes, desprezando a resistência do ar, são abandonados de uma certa altura, ambos alcançam o solo ao mesmo instante. Comprovando que independente da força peso do corpo o tempo de queda é igual para ambos.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Ao acessar o laboratório virtual foi ligado circuito conforme as instruções do procedimento da atividade prática, como visto na figura abaixo.

[pic 3]

Foi realizado o experimento com duas esferas sendo uma de 7g e outra de 57g, individualmente presas a um eletroímã e após lançadas em queda livre. coletamos o tempo de deslocamento do ponto zero até o sensor instalado em uma haste métrica.

ANÁLISE E RESULTADOS

Nesta seção são apresentados os dados obtidos no experimento em forma de tabelas e gráficos.

Na tabela 1 foram inseridos os resultados do experimento com a esfera de 7g com os valores de posição do sensor, tempo de que queda, média de tempo, cálculo da força gravitacional e velocidade.

TABELA 1

[pic 4]

Na tabela 2 foram inseridos os resultados do experimento com a esfera de 57g com os valores de posição do sensor, tempo de que queda, média de tempo, cálculo da força gravitacional e velocidade.

TABELA 2

[pic 5]

No experimento acelaração entre a esfera de 7g e 57g foi bastante proxima isso porque qualquer massa, independente do peso, com a resistencia do ar despresivel, cai com uma mesma acelação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (634.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com