TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aula de Gestão

Por:   •  28/6/2017  •  Seminário  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Uma usina termoelétrica é um conjunto de obras e equipamentos com a finalidade de produzir energia elétrica. Essa produção se divide em três etapas.

Há dois tipos de usinas, as convencionais e as com ciclo combinado.

Nas usinas convencionais ocorrem as seguintes etapas:

A primeira etapa consiste na queima de carvão mineral, na qual o calor gerado transformará a água liquida, em uma caldeira, em vapor d’água.

A segunda parte consiste na rotação de turbinas devido ao vapor em alta pressão, que acionará os geradores.

Na terceira etapa, o vapor d’água será condensado com ajuda de torres de resfriamento ou da água de algum meio hídrico próximo a usina, fazendo a água tornar-se liquida novamente e assim retornando a caldeira para recomeçar o ciclo.

Quando o vapor passa pelas turbinas, essas giram e fazem um gerador também girar. Assim a energia mecânica (rotação das turbinas) é transformada em energia elétrica pelo gerador.

A energia gerada é levada através de cabos e barras condutoras até um transformador elevador, no qual, aumentará a DDP(tensão) para que a energia esteja apta a ser conduzida até uma subestação próxima a área que consumira a energia. Nas subestações, a energia tem a sua DDP reduzida por transformadores abaixadores para que assim possam ser consumida.

Nas usinas com ciclo combinado ocorrem as seguintes etapas:

Primeiramente, óleo diesel ou gás natural é queimado e o gás liberado move turbinas de gás de um gerador. Produzindo assim energia elétrica.

Como os gases estão a elevadas temperaturas, eles são reaproveitados numa caldeira de recuperação de calor, na qual há agua liquida que devido ao calor será transformada em vapor d’agua. Esse vapor será conduzido para uma turbina de vapor(dessa turbina até o fim, os processos são semelhantes a usina convencional).

http://www.furnas.com.br/hotsites/sistemafurnas/usina_term_funciona.asp

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com