TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caudal, Pressão e Altura Manométrica

Por:   •  8/8/2021  •  Ensaio  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

Caudal, Pressão e Altura Manométrica

Caudalpressão e altura manométrica são conceitos hidráulicos fundamentais para analisar a performance de uma bomba.
[pic 1]

Caudal

Caudal é a quantidade de líquido que passa através de uma bomba dentro de um determinado período de tempo. No desempenho de uma bomba, podemos distinguir entre dois parâmetros de caudal: Caudal volumétrico e caudal mássico.

Caudal Volumétrico (Q)

Caudal volumétrico é o que se pode ler a partir de uma curva hidráulica de uma bomba. Uma bomba consegue mover um volume por unidade de tempo (medido em m³/h), independentemente da densidade do líquido. Por exemplo quando lidamos com abastecimento de água, o caudal volumétrico é o parâmetro mais importante, porque precisamos que a bomba forneça um determinado volume de água para consumo humano ou rega.
\begin{equation} \label{eq:caudal} \Large
Q=\frac { { Q }_{ m } }{ \rho }
\end{equation}

Caudal Mássico (Qm)

O caudal mássico é a massa que uma bomba move por unidade de tempo, medida em kg/s. A temperatura do líquido tem influência sobre quão grande a massa do que pode fluir pela bomba opor unidade de tempo, pois a densidade de um líquido muda com a temperatura. De forma equivalente aos sistemas de aquecimento, refrigeração e ar condicionado, o caudal de massa é o portador de energia.
\begin{equation} \label{eq:caudal2} \Large
{ Q }_{ m }=\rho \cdot Q
\end{equation}

Pressão (p)

A pressão é uma medida de força por unidade de área. Distinguem-se pressão estática, pressão dinâmica e pressão total. A pressão total é a soma da pressão estática com a pressão dinâmica:
\begin{equation} \label{eq:ptot} \Large
{{p}_{tot}\mathrm{{=}}{p}_{est}\mathrm{{+}}{p}_{din}}
\end{equation}

[pic 2]

Figura 1 Pressão estática, pressão dinâmica e pressão total

Pressão Estática

A pressão estática é medida com um manómetro colocado perpendicular ao fluxo do líquido ou numa situação estática em que o líquido está sob pressão.

Pressão Dinâmica

A pressão dinâmica é causada pela velocidade do líquido, que não pode ser medida por um manómetro normal. É calculada pela seguinte fórmula:
\begin{equation} \label{eq:pdin} \Large
{ p }_{ din }=\frac { 1 }{ 2 } \cdot \rho \cdot { v }^{ 2 }
\end{equation}

Onde:
ρ é a densidade do líquido em [kg/m³]
v é a velocidade do líquido em [m/s]

A pressão dinâmica pode ser convertida em pressão estática, reduzindo a velocidade do líquido e vice-versa.

[pic 3]

Figura 2 Pressão estática e pressão dinâmica em relação ao diâmetro do tubo

A figura 2 mostra uma parte de um sistema em que o diâmetro do tubo aumenta de D1 para D2, resultando numa diminuição na velocidade da água, de v1 para v2. Assumindo que não há perdas for atrito no sistema, a soma da pressão estática e da pressão dinâmica é constante ao longo do tubo.
\begin{equation} \label{eq:pconst} \Large
{ p }_{ 1 }+\frac { 1 }{ 2 } \cdot \rho \cdot { v_{ 1 } }^{ 2 }={ p }_{ 2 }+\frac { 1 }{ 2 } \cdot \rho \cdot { v_{ 2 } }^{ 2 }
\end{equation}

Então, um aumento no diâmetro do tubo, como a mostra a figura 2 resulta num aumento na pressão estática que é medido no manómetro p2.

Na maioria dos sistemas de bombagem, a pressão dinâmica tem um impacto pequeno sobre a pressão total. Por exemplo, se velocidade de um fluxo de água é de 4,5 m/s, a pressão dinâmica é cerca de 0,1 bar, o que é considerado insignificante em grande parte dos casos.

Medição de Pressão

A pressão é medida, por exemplo, em Pa (N/m²), bar (10^5 Pa) ou PSI (lb/pol²). Ao lidar com a pressão que é importante saber o ponto de referência para a medição de pressão. Dois tipos de pressão são essenciais em relação com a medição da pressão. Pressão absoluta e pressão relativa (ou efetiva).

[pic 4]

Tabela 1 Conversão para unidades de pressão

Pressão Absoluta (Pabs)

A pressão absoluta é definida como a pressão acima do vácuo absoluto, 0 atm. Normalmente, o valor de "pressão absoluta" é utilizada nos cálculo de cavitação.

Pressão Relativa (ou Pressão Efetiva)

A pressão relativa é a pressão maior do que a pressão atmosférica (1 atm). Um manómetro convencional mede a pressão relativa, medindo a diferença de pressão entre o sistema e a atmosfera. Normalmente quando se fala de pressão, estamo-nos a referir à pressão relativa.

Pressão Diferencial

A pressão diferencial é a diferença de pressão entre as pressões aferidas em dois pontos, por exemplo, quedas de pressão provocada por um sistema de válvulas, nas mesmas unidades da pressão.

Altura Manométrica (H)

A altura manométrica de uma bomba representa qual a altura que uma bomba consegue levantar um líquido. A altura manométrica é medida em metros (m) e é independente da densidade do líquido. A seguinte fórmula mostra a relação da pressão (p) e a altura manométrica (H):
\begin{equation} \label{eq:hp} \Large
H=\frac { p }{ \rho \cdot g }
\end{equation}
em que:
H é a altura manométrica em [m]
p é a pressão em [Pa = N/m²]
ρ é a densidade do líquido em [kg/m³]
g é a aceleração da gravidade em [m/s²]

Normalmente, a pressão é medida em [bar], que é igual 10^5 Pa. No entanto, outras unidades de pressão são utilizadas como mostra a Tabela 1.

A relação entre a pressão e a altura manométrica é mostrado na figura 3 onde é bombeado quatro liquídos com densidades diferentes.

[pic 5]

Figura 3 Bombear liquidos diferentes a 1bar correspondem diferentes alguras manométricas

Como Determinar a Altura Manométrica

A altura manométrica da bomba é determinado através da leitura da pressão na parte superior da bomba P2, na parte inferior P1 e de seguida converter os valores para altura manométrica - veja a figura 4. No entanto, se existe diferença geométrica na altura manométrica entre os dois pontos de medição, como é caso na figura 4, é necessário para compensar a diferença. Além disso, se as dimensões da abertura dos dois pontos de medição são diferentes também se tem de levar isso em conta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (259.6 Kb)   docx (434.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com