TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classificação dos Espectros Ópticos

Por:   •  9/3/2017  •  Resenha  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  6.103 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

Introdução        2

Espectro Óptico        3

Circulo colorido de Newton        5

Classificação dos espectros ópticos        6

Espectro de emissão        6

Espectro continuo        6

Espectro descontínuo        6

Espectro de linhas (riscas)        6

Espectro de bandas (faixas)        6

Espectro de absorção        6

Propriedades e aplicação        7

Radiação infravermelho        7

Aplicação das radiações infravermelhas        7

Radiação ultravioleta        8

Aplicação dos radiação ultravioleta        9

Conclusão        10

Bibliografia        11


Introdução

O presente trabalho apresentará conteúdos sobre o Espectro óptico, as propriedades das radiações bem como a sua aplicação.

Abordará de uma forma simples para sua classificação e forneceremos alguns outros conceitos importantes.

O presente trabalho está organizado em 3 partes:

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

Os objectivos gerais, são de explicar de uma forma a fazer perceber sobre o espectro optico suas  propriedades e aplicações e as radiações infravermelha e ultravioleta.


Espectro Óptico

Chama-se espectro óptico a repartição da luz visível em suas cores, isto é, segundo os seus comprimentos de onda ou suas frequências.

De facto a luz branca dispersa-se em suas cores pelo fenómeno de refracção (dispersão).

Ex: Recorde-se do fenómeno natural do arco-íris.

Cor

Comprimento de onda (nm)

Frequência (THz)

Vermelho

625 a 740

480 a 405

Laranja

590 a 625

510 a 480

Amarelo

565 a 590

530 a 510

Verde

500 a 565

600 a 530

Azul

485 a 500

620 a 600

Anil

440 a 485

680 a 620

Violeta

380 a 440

790 a 680

O espectro visível pode ser dividido em subfaixas de acordo com a cor, com a subfaixa do vermelho abarcando os comprimentos de onda longos, a subfaixa do verde ao centro e a subfaixa do violeta abarcando aos comprimentos de onda mais curtos, subdivisões essas facilmente identificáveis na ilustração acima ou mesmo em um arco-íris. Os comprimentos de onda nessa faixa de radiação estão compreendidos entre 370nm (violeta) e 750 nm (vermelho), sendo comum afirmar-se por aproximação que os comprimentos de onda dessa faixa localizam-se entre os 400 e 700 nanômetros (nm). Em termos de frequência, tem-se por correspondência que o espectro visível se define pela banda situada entre 400 THz e 790 THz.

O espectro visível não apenas é dependente da espécie como também varia muito de uma espécie animal para a outra. Os cachorros e os gatos, por exemplo, não veem todas as cores que os humanos veem, percebendo do nosso espectro visível apenas as subfaixas do azul à amarela. Enxergam contudo geralmente bem em preto e branco, numa nuance de cinzas. Já as cobras veem no infravermelho e as abelhas no ultravioleta, faixas para as quais somos cegos. Conforme dito, nós humanos vemos numa faixa que vai do vermelho ao violeta, passando pelo verde, o amarelo e o azul, contudo mesmo entre os humanos pode haver grandes variações quanto aos detalhes da faixa percebida. Em particular os limites do espectro ótico variam muito de espécime para espécime. Pessoas daltônicas costumam ter dificuldades em visualizar cores contidas em certas faixas do espectro.

[pic 1]

Obs: O comprimento de onda da luz visível é muito pequeno, por isso, muitos vezes usa-se a unidade Amstrong.

 1 Amstrong = 10-10 m.

Circulo colorido de Newton

Newton usou pela primeira vez a palavra espectro (latim para "aparência" ou "aparição") impresso em 1671 em uma descrição de seu experimento em óptica. A palavra "espectro" (Spktrum) foi muito utilizada para designar o fantasma Afterimage de Goethe em seu livro Teoria das cores e Schopenhauer em seu livro Sobre a Visão e as Cores. Newton observou que quando um feixe estreito de luz solar se encontra com um prisma de vidro em um ângulo, uma parte é refletida e a outra parte passa o vidro, surgindo diferentes bandas de cores. Newton hipotetizou que a luz era feitas de "corpúsculos" (partículas) de diferentes cores, e que diferentes cores se moviam com diferentes velocidades na matéria transparente, com o vermelho se movendo mais rápido que o violeta, o que resulta que o vermelho possui uma angulação (refração) menor que a do violeta ao passar pelo prisma, criando um espectro de cores[pic 2]

No começo do século XIX, a concepção de espectro visível ficou mais definida, como os diferentes tipos de luz fora do visível foram descobertas e caracterizadas por Willian Herschell (infravermelho) e Johann Wilhelm Ritter (ultravioleta), Thomas Young, Thomas Johann Seebeck, e outros.Young foi o primeiro a medir o comprimento de onda em diferentes cores da luz, em 1802.

A conexão entre o espectro visível e visão de cores foi explorada por Thomas Young e Hermann von Helmholtz no começo do Século XIX. Sua teoria da visão de cores corretamente proposta que o olho humano usa três distintos receptores de cores.

Classificação dos espectros ópticos

  1. Espectro de emissão
  1. Continuo
  2. Descontinuo
  • Linhas (riscas)
  • Bandas (faixas)
  1. Espectro de absorção

Espectro de emissão

É aquele que é obtido pela decomposição das radiações (da luz) de um corpo luminoso.

Espectro continuo – Obtém-se a partir da decomposição da luz proveniente dos corpos sólidos e líquidos aquecidos ate a incandescência.

É constituído de um compacto de todos os comprimentos de onda da luz visível sem uma separação das cores

Espectro descontínuo – são espectros que não apresentam continuo de radiações, mas sim riscas.

Espectro de linhas (riscas) – aparece através da luz proveniente dos gases, vapores incandescentes e das radiações emitidas pelos átomos dos elementos químicos que permanecem deligados das suas moléculas.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (268.4 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com