TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO DO TIPO DE MANUTENÇÃO MAIS ADEQUADO

Por:   •  12/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO FARIAS BRITO

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO

PARTE 1: MATRIZ DE CRITICIDADE- RESUMO CRÍTICO

PARTE 2: DEFINIÇÃO DO TIPO DE MANUTENÇÃO MAIS ADEQUADO.

Nome: Eliab de Sousa Sampaio

Professor(a): José Rui Barbosa

Horário: Noite        Mat: 1820275

Fortaleza, 08 de Abril de 2020.

Sumário

Matriz de Criticidade        3

Torno Mecânico        4

Transformador Trifásico 69kV        4

Determinação do tipo de manutenção: Torno Mecânico        5

Determinação do tipo de manutenção: Transformador Trifásico 69kV        6


Matriz de Criticidade

Os equipamentos ou ativos de uma fábrica possuem criticidades diferentes. Quando se fala de criticidade, entende-se como o grau de importância que aquele equipamento tem para empresa levando em consideração os quesitos de produção, qualidade, segurança e meio ambiente. Há certos equipamentos que são utilizados apenas ocasionalmente e com pouca ou baixa frequência na fábrica e que no caso da parada do mesmo por falha ou quebra, haverá um baixo ou nenhum prejuízo para a empresa, esses são considerados de baixa criticidade. Porém existem outros equipamentos que no caso de parada podem gerar prejuízo econômico, de qualidade, físico ou até mesmo ambiental, esses equipamentos são denominados de alta criticidade. Os equipamentos de alta criticidade devem ser mantidos em bom estado de conservação e funcionamento, ou seja, a manutenção deve atender aos mesmos com alta prioridade.

Tendo em vista essas diferentes criticidades, existe a necessidade de determinar qual o tipo de manutenção mais adequado para cada equipamento. A partir dessa necessidade utilizamos uma matriz ou algoritmo para determinar se o equipamento deve ser atendido através de uma manutenção preditiva, preventiva ou corretiva.

Existem vários tipos de manutenção na literatura, porém de forma resumida vamos explorar apenas as três principais: Corretiva, preventiva e preditiva.

Manutenção Corretiva:

Segundo a NBR5462 a manutenção corretiva é “efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida”. Em outras palavras, a manutenção corretiva atua quando o equipamento para de funcionar, ou seja, essa manutenção tem o objetivo de corrigir defeitos ou falhas no equipamento para que o mesmo volte a exercer sua função no sistema de forma correta. A manutenção corretiva tem outras duas derivações, que são a emergencial e a programada. A emergencial é a manutenção corretiva que deve ocorrer assim que o equipamento para de funcionar, de forma que o mesmo volte a trabalhar corretamente o mais rápido possível. Já a programada ocorre quando não há necessidade imediata de utilização do equipamento e se pode agendar essa manutenção para um momento mais oportuno.

Manutenção Preventiva:

Segundo a NBR5462 a manutenção preventiva é “efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item”.

Manutenção Preditiva:

Segundo a NBR5462 a manutenção preditiva “permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (372.1 Kb)   docx (188.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com