TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EROSÃO NO CONCRETO

Por:   •  9/8/2015  •  Monografia  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  1.725 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ANDRÉ DA SILVA E SÁ

ARTHUR HENRIQUE DO NASCIMENTO

BRUNO DOS SANTOS

JOSÉ EDUARDO DUARTE SILVA

PAULO ANDRÉ REINALDO

RAFAEL DUARTE SILVA

EROSÃO NO CONCRETO

Palhoça

 2015

ANDRÉ DA SILVA E SÁ

ARTHUR HENRIQUE DO NASCIMENTO

BRUNO DOS SANTOS

JOSÉ EDUARDO DUARTE SILVA

PAULO ANDRÉ REINALDO

RAFAEL DUARTE SILVA

EROSÃO NO CONCRETO

Trabalho apresentado à disciplina “Patologia das Edificações” do curso de graduação em Engenharia Civil, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para a obtenção da aprovação da disciplina.

Prof°. Ricardo Moacyr Mafra

Palhoça

2015

1 INTRODUÇÃO

A Patologia das Construções está intimamente ligada à Qualidade. São lesões ou problemas em estruturas de concreto tão antigas como os próprios edifícios. Podem ser de ordem física ou química, que com o passar do tempo, sem a devida correção, podem acarretar danos maiores.

Neste relatório será abordado o assunto que está introduzido conforme discutido em sala de aula, a respeito de Patologias na Construção Civil, onde vamos nos ater sobre o tema de erosões.

O que é erosão? A palavra erosão é um substantivo feminino que surgiu do latim (erosiōne) que possui uma designação atribuída a desgaste, deterioração, gasto ou destruição.

É a ação ou efeito de erodir (desgastar pela ação de agentes erosivos), é o desgaste de uma superfície e transporte de materiais pela água, pelo vento ou até pelo gelo.

É o ato de corroer, destruir, consumir, de gastar de forma lenta e contínua, é o ato de um agente que erode, que corrói pouco a pouco, o resultado deste mesmo ato. Pode acontecer pela ação mecânica e química de água corrente.

A erosão no concreto é de ordem física e acontece pelo desgaste superficial, esse desgaste superficial do concreto ocorre quando um fluido em movimento, ar ou água, contendo partículas em suspensão, atua sobre superfícies de concreto, as ações de colisão, escorregamento ou rolagem das partículas, gerando assim este desgaste.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Como e onde ocorre?

A erosão se inicia sempre de forma quase imperceptível pelo que é chamado de lixiviação, quando as partículas superficiais começam a ser removidas pela ação da água. Forma-se o que é chamado de “erosão em sulcos”, quando vão sendo formados caminhos como se fossem “linhas”, geralmente este é o princípio para a formação de erosões mais graves.

Este processo de deterioração (desgaste por erosão) ocorre devido à ação da água em movimento, que arrasta partículas sólidas em suspensão, como: areia, cascalho, pedras e outros objetos, os quais se colidem contra a superfície do concreto, causando o desgaste por colisão, escorregamento ou rolagem (ANDRADE, 2005).

Figura 1: Evolução do desgaste superficial por erosão

[pic 2]

Fonte: http://www.dcc.ufpr.br/wiki/images/0/01/TC031_Durabilidade.pdf

(acesso em 30/03/2015).

Numa definição semelhante, Aguiar (2006) afirma que o desgaste por erosão é aquele causado pela passagem abrasiva dos fluidos contendo partículas finas suspensas (conforme Figura 1), sendo influenciado pela velocidade da água, pela qualidade do concreto e pelas características das partículas transportadas (massa específica, quantidade, forma, dureza, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (86.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com