TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA DA FAMÍLIA CRISTÃ

Trabalho Universitário: A ESTRUTURA DA FAMÍLIA CRISTÃ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  4.923 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO DO CAPÍTULO 02 DA DICIPLIMA ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO FAMILIAR

Para que uma família funcione é necessário que haja hierarquia, e Deus assim organizou a família, hierarquicamente.

Note quando Deus diz na sua palavra que o homem é a cabeça não está se referindo exclusivamente a uma posição, pois o termo no grego significa origem, ou seja, desde o Éden, a mulher, e depois os filhos tem sua origem no homem, por isto a sua posição honrosa.

Gn 2.18-23. Neste texto vemos o Senhor declarando a razão geradora da família, a solidão do homem e a necessidade de companheirismo.

As quatro bases para o casamento cristão são as colunas sob as quais o lar cristão deve ser edificado. A não observância do cumprimento destes princípios trará consequências com as quais todo casal não deseja conviver. Vejamos quais são estas quatro bases.

1ª BASE – O DEIXAR – “POR ISSO DEIXA O HOMEM PAI E MÃE”

2ª BASE – O COMPROMISSO – “SE UNE A SUA MULHER”

3ª BASE – “TORNANDO-SE, OS DOIS UMA SÓ CARNE”

4ª BASE – A INTIMIDADE – “ORA, UM E OUTRO, O HOMEM E SUA MULHER, ESTAVAM NUS E NÃO SE ENVERGONHAVAM”

CRISTO é o cabeça do Marido 1 Co. 11: 3.

O MARIDO é a cabeça da mulher e Autoridade principal no lar Ef. 5:23.

A MULHER é submissa ao seu Marido. É a Autoridade Secundária no lar Ef. 5: 22.

FILHOS obedientes a seus pais, sendo assim treinados e preparados para a vida, e pra entrar em uma nova cadeia de autoridade (hierarquia familiar).

OS TRÊS OFÍCIOS DO HOMEM

O papel do esposo está intimamente ligado aos três ofícios de Cristo, ou seja, podemos dizer que o homem tem três deveres:

Profeta – fala da parte de Deus, comunica a vontade de Deus.

Sacerdote – fala da parte da sua família a Deus; intercede.

Rei – governa o seu reino, lidera o seu lar.

LIDERANÇA

Cristo não liderou através da imposição de si mesmo, mas liderou através do amor. Seu amor sempre ia à frente da sua liderança. Assim deve ser a liderança do marido cristão.

O AMOR

A Bíblia ensina como o marido deve amar a sua esposa: “como Cristo amou a igreja e se entregou por ela...” (Ef. 5:25), portanto é necessário que o marido conheça o amor de Cristo, que experimente esse amor em sua vida.

A SUBMISSÃO

A Palavra de Deus traz vários textos que ajudam a entender um dos devere3s da esposa que é a “submissão”. Este termo deve ser entendido corretamente. Não é submeter-se de maneira a subjugar-se, mas sim, é render uma obediência inteligente e humilde a uma pessoa, na qual Deus tem investido poder e autoridade. Isto quer dizer que a opinião da esposa tem valor e deve ser expressa, também quer dizer que ela não é empregada do seu marido.

As vezes, a mulher se rebela contra esse princípio bíblico, que é dever dela, mas entenda, seu marido não pediu autoridade e poder, Deus lhe deu. A submissão não é escolha da mulher, é parte da sua natureza. Deus lhe deu. Deus deu os deveres ao marido para que ele satisfizesse as necessidades de sua esposa.

A BELEZA INTERIOR

ESTE É O SEGUNDO DEVER QUE A Bíblia descreve para a esposa cristã. Além dos cuidados normais relativos à sua beleza exterior; a sua principal preocupação deve estar no desenvolvimento da sua beleza interior, que nunca envelhece (1 Pe 3. 3 – 6).

Todos os casais passam pelo período de adaptação, que poderá ser mais ou menos longo, dependendo do nível de comunicação do casal e de sua maturidade.

Aceitação Mútua e Incondicional

Não tente mudar seu cônjuge, o aceite principalmente como ele é. Ame-o incondicionalmente, assim como você faz ou fará com seus filhos.

Procure entender seu cônjuge

Conheça a herança familiar que ele (a) traz, pois é ela um dos principais fatores que gera comportamentos, ações, reações, atitudes, discursos, princípios etc.

Não critique ou acuse seu cônjuge

Comunique-se rápido, em amor, de forma adulta, sem manipular, exagerar ou chantagear. Só expresse uma critica ao que a pessoa fez ou faz, se você tiver uma solução para apresentar.

Não tente mudar seu cônjuge, conheça-o, não o aborreça.

Ninguém muda ninguém, bem como, ninguém é tão limitado que não possa apresentar coisas novas. Não faça coisa que você sabe que irritam ou desagradam a ele (a), mesmo que sejam “brincadeirinhas”. Procure saber qual é a maneira certa, ou melhor, para lidar com ele (a). Não force, adapte-se.

Você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com