TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação à Distância (EAD)

Pesquisas Acadêmicas: A Educação à Distância (EAD). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.909 Palavras (24 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

PROGRAMA E-TEC BRASIL

CURSO INFORMÁTICA PARA INTERNET

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Disciplina: Programas Aplicativos

Professora: Edinara Filipiak de Cristo

.

Setembro de 2012.

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS

INTRODUÇÃO

A Educação à Distância (EAD) é um termo muito utilizado atualmente. Esta popularização deve-se principalmente ao fato da maior acessibilidade proporcionada pelas redes de computadores, nas Intranet’s e na Internet. Segundo NUNES (1994) [1], “a educação à distância é um recurso que permite o atendimento a grandes quantidades de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos por causa da ampliação da clientela. As experiências dos últimos anos indicam que, para atender um grande grupo de alunos, é necessária uma infra-estrutura adequada de suporte, bem como uma equipe de professores-tutores para garantir a qualidade dos serviços”.

Os fatores principais que ajudaram no surgimento e no desenvolvimento da EAD foram, segundo BITTENCOURT (1999) [2]:

• A necessidade de adaptação às constantes modificações no mundo em todos os setores;

• A crescente demanda por educação/ensino;

• Grande percentual da população sem condições de atendimento pelo sistema formal;

• Os elevados custos da educação formal;

• A necessidade de flexibilizar a rigidez do sistema convencional;

• Notável avanço das ciências da educação e as transformações tecnológicas que colocaram à disposição da educação um verdadeiro arsenal de instrumentos/aparelhos, possibilitando a diminuição das distâncias, através de condições para comunicação mais rápida e segura.

A base do estudo à distância é normalmente fitas de áudio ou vídeo e programas de rádio ou televisão. Hoje os recursos de produção de material multimídia e a conexão em rede aumentam a possibilidade de disponibilizar esse material, tanto em CD-ROM como na Internet, bem como através de servidores de vídeo sob demanda. O curso deve ser auto-instrutivo, ou seja, ser acessível ao estudo individual, sem a necessidade de um professor.

1. HISTÓRIA

Segundo alguns autores, a EAD pode ter surgido junto com a escrita e, principalmente, com as primeiras cartas de Platão e as epístolas de São Paulo. Para outros estudiosos, os primeiros passos da educação à distância foram dados no final do século XVIII, através das primeiras tutorias por correspondência. Do início do século XX até a Segunda Guerra Mundial, desenvolveu-¬se melhor as metodologias usadas no ensino por correspondência que, depois, foram muito influenciadas pelo surgimento de novos meios de comunicação, principalmente o rádio, dando origem a projetos muito importantes, especialmente no meio rural.

Durante a II Guerra Mundial, diante da necessidade de capacitar rapidamente os recrutas norte-¬americanos, apareceram novos métodos (entre eles o ensino da recepção do Código Morse) que depois seriam utilizados para a integração social dos atingidos pela guerra e para o desenvolvimento de novas capacidades para as populações que migravam em grande número do campo para as cidades. A partir de então, percebe-se uma lenta disseminação desse tipo de educação, que depois tomou grande impulso em todo o mundo, principalmente a partir dos anos 60, com a institucionalização de várias ações na educação secundária e na superior, começando pela Europa (França e Inglaterra) e depois se espalhando pelos demais países do mundo.

Nos dias de hoje, cerca de 90 países, nos cinco continentes, adotam a educação à distância, atendendo a milhões de estudantes. A educação à distância tem sido usada, inclusive, para o treinamento e o aperfeiçoamento de professores. No momento cresce o número de instituições e empresas que desenvolvem programas de treinamento usando a educação à distância. Para isso, as Universidades Européias a Distância têm incorporado novas tecnologias de informática e de telecomunicação. Um exemplo foi o desenvolvimento, em 1975, na Universidade a Distância de Hagen, do seu programa com material escrito. Hoje, ela oferece material didático em áudio e vídeo, e videoconferências. Tendências similares podem ser observadas nas Universidades Abertas da Inglaterra, Holanda e Espanha.

2. BRASIL

No Brasil, os projetos pioneiros na EAD foram a fundação do Instituto Rádio-Monitor, em 1939, e depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941. A partir deles, várias experiências foram desenvolvidas, algumas com relativo sucesso. Entre as primeiras experiências de maior destaque no país encontra¬-se a criação do Movimento de Educação de Base (¬MEB), em 1958. O MEB tinha como preocupação básica alfabetizar e apoiar os primeiros passos da educação de jovens e adultos, através das “escolas radiofônicas”, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Desde sua criação, o MEB destacou-se pela utilização do rádio e pelo sistema de ensino para as classes populares. Porém, a repressão política que se seguiu ao golpe de 1964 desmantelou o projeto inicial, fazendo com que a proposta e os ideais de educação popular de massa daquela instituição fossem abandonados.

Em 1971 foi fundada a Associação Brasileira de Tecnologia Educacional e lançado o primeiro periódico – Tecnologia Educacional - voltado para as tecnologias e suas aplicações educacionais. Do regime militar até o início dos anos 90, graças ao monopólio da certificação de estudos pelo Poder Público, a educação à distância agiu, basicamente, na modalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com