TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes Gerações Do Ead

Artigo: Diferentes Gerações Do Ead. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo GUAREZI, 2009, p.20 EAD é uma Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos .

A primeira fase da EAD vista como a geração textual (1890 a 1960),caracterizava-se por um estudo por correspondência baseada numa atitude isolada de autoaprendizagem apenas com o uso do material impresso com um guia de estudos com exercícios escritos e tarefa a serem realizadas e enviadas pelos correios, tinha uma comunicação unidirecional, pois não havia a possibilidade de feedback por parte do receptor.Era um aprendizado individual

A segunda geração, conhecida como geração analógica (1960 a 1980) também possuía um material impresso,e combinava-se encontros presenciais, sessões periódicas de tutor transmissão de material gravado através de rádio e de televisão,assim como envio de videotapes.com uma comunicação bidirecional já possuía um aprendizado social.

Com o surgimento da terceira geração apartir da década de 1990, segundo SUTTON (apud NAVES, 1998), a educação a distância passou a ser social por natureza enfatizando a comunicação entre todos os membros da comunidade acadêmica. Ensinar e aprender na terceira geração é um processo colaborativo onde a legitimidade do que é aprendido é uma função do consenso sobre o discurso não dominativo.

Com uma comunicação multidirecional através do uso do computador e da Internet possibilitou-se a comunicação de forma síncrona ou assíncrona através de chats, fóruns, listas de discussão e outros. sendo incorporada aos processos

de ensino à medida que se desenvolvia A computação

como meio de acessar bancos de dados

Sedundo de Guarezi (2009, p. 32):

Esse período caracterizou-se pela ruptura das estruturas industriais hierarquizadas e extremamente burocráticas existentes nos modelos anteriores. Entretanto, o que ocorreu no que chamamos de novos tempos foi a coexistência dos três modelos de produção capitalista (fordista, neofordista e pós-fordista).

Assim também foi direcionada às práticas na educação, tanto nas concepções quanto na utilização dos diversos modelos. (...). Pode-se observar que a educação é por si muito complexa e resistente a mudanças. Exige-se, portanto, essa clareza nos campos da EAD.

Atualmente, já entra em discussão uma quarta geração

5ª geração de EAD possibilita experiências

pedagógicas personalizadas com efetivos serviços pedagógicos e administrativos

de apoio ao estudante e uma melhor qualidade da tutoria, com custos per-capita

significativamente menores

o Com uso de banda larga com maior qualidade e rapidez possibilita estabelecer e manter interação dos participantes de uma comunidade de aprendizagem com maior qualidade e rapidez.

Discutindo os papéis dos professores, tutores e alunos nas comunidades virtuais

Representando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com