TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletroestatica

Por:   •  2/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Um ímã é um objeto que produz um Campo Magnético. Ele normalmente formado por um Íman permanente ou um eletroímã.  Os Ímãs existem em várias formas, no entanto, quaisquer que elas sejam, têm sempre um Polo Norte e um Polo Sul.  Diz-se que um Campo Magnético existe numa determinada região se uma Força (Magnética) pode ser exercida num Ímã. As Linhas de Força do Campo Magnético (Linhas de Fluxo) são linhas imaginárias que representam a direção e a força do Campo Magnético. Vão do Polo Norte para o Polo Sul, no exterior do Íman, e do Polo Sul para o Polo Norte, no interior do Ímã. A densidade de Linhas de Força do Campo Magnético é mais elevada na proximidade dos Polos, pelo que a Força Magnética é aí mais forte.

Eletroscopia é o nome dado ao estudo de fenômenos relacionados com a Eletrostática, o que ocorre por meio de aparelhos como os eletroscópios e os eletrômetros. Quando a TV de nossa casa fica ligada por um tempo, se aproximarmos o nosso braço da tela da televisão, poderemos sentir nossos pelos ficarem eriçados. Para explicar esse fenômeno, temos a eletricidade estática.

Os fenômenos relacionados com a eletrostática, que são produzidos pelas cargas que se encontram em repouso, são estudados pela Eletroscopia.

Objetivos

  1. Desenhar as linhas de campo magnético conforme imagens descritas em roteiro.
  2. Descrever as observações

1-Influencia Eletrica

2-Quantidade Física

3-Ionização do Ar

III - PROCEDIMENTO PRÁTICO

No 1º experimento, utilizando uma mesinha de acrílico , ímãs , pó de ferro e uma folha de papel , foram desenhados as linhas de campo magnético , de acordo com as posições dos ímãs, o sistema foi montado , um papel foi colocado em cima da mesinha  de acrílico , em seguida adicionado o pó de ferro, com toques suaves na mesinha de acrílico , o pó de ferro foi se arrumando até formar com mais clareza as linhas do campo magnético.

No 2º experimento , foi montado um sistema com o eletroscópio , em seguida 2 materiais ,(barra de PVC e e barra acrílica ) foram esfregados com um pano , em seguida , aproximados do telescópio , notando que houve movimentação no mesmo.

IV - METODOLOGIA EXPERIMENTAL

4.1 Reagente e Materiais

No 1º experimento foram utilizados os seguintes materiais: 1 mesinha acrílica, 2 imãs em forma de barra redonda, 1 folha de papel , 1 polvilhador com pó de ferro,

No 2º experimento foram utilizados os seguintes materiais : eletroscópio , barra de PVC, pano de lã , base multiuso, barra de acrílico.

 4.2 Procedimento Experimental

No 1º experimento foi montado um sistema em que um ímã ficava debaixo da mesinha de acrílico , em cima da mesa de acrílico uma folha de papel , e nesse sistema foi jogado pó de ferro sobre essa folha , formando uma linha de campo magnético, nesse experimento  , logo abaixo a imagem que representa o sistema utilizado .

[pic 1]

Logo em seguida um outro sistema foi montado , dois ferros de armazenar imas , foram colocados nas extremidades do mesmo, de maneira a formar a letra U, a mesinha de acrílico por cima , e repetindo o experimento , colocando pó de ferro e observando as novas linhas que dali saíram .

[pic 2]

No 3º sistema utilizado , utilizando uma base multiuso , dois ímãs foram colocados para cima , de forma que o polo norte fique para cima , a mesinha de acrílico foi colocado em cima , e em seguida a folha de papel e o pó de ferro, observando assim novas linhas de campos magnéticos. Utilizando o mesmo sistema um dos ímãs foi colocado a parte sul para cima , podendo notar um novas linhas se formando .

[pic 3]

2º Experimento

No 2º experimento foram feitos 3 testes utilizando o telescópio . O sistema utilizado está na imagem abaixo :

[pic 4][pic 5]

No 1º teste , utilizando um pano de algodão , a barra de PVC foi esfregada com força , e em seguida a barra foi aproximada do telescópio , verificando uma movimentação do mesmo. O mesmo procedimento foi utilizado para a barra em acrílico.

No 2º teste, o procedimento foi repetido até o momento em que a barra foi aproximada do telescópio, dessa vez a barra foi passada ao longo do prato do telescópio . Com a barra de acrílico o procedimento foi o mesmo, porém utilizando o pano de seda.

No 3º teste um isqueiro foi aproximado a cerca de 20 cm do telescópio , em seguida com um pano de seda , a barra de acrílico foi esfregada, e aproximada do telescópio.

V - CÁLCULOS E GRÁFICOS

Esses experimentos não possuem cálculos e nem gráficos.

Resultados e discussões .

No 1º experimento foram feitas 4 observações , abaixo apresentando com imagens os resultados obtidos:

1º observação[pic 6]

Podemos notar que não há uma ordem de arrumação nessas linhas , isso ocorre por que um lado do polo atrai , enquanto o outro repele o pó de ferro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com