TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Fisica Eletroestatica

Dissertações: Relatorio Fisica Eletroestatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Curso de Engenharia 2º Período

Relatório Física: Pratica 3

Eletrostática

Disciplina: Física - Eletromagnetismo

Professor: Kerley Alberto Pereira de Oliveira

Componentes

Luana Leonel Hostalácio Figueiredo

Belo Horizonte, MARÇO, 2014.

Introdução

O presente relatório vem descrever as experiências realizadas em laboratório, no qual, foram demonstrados métodos e técnicas para a elaboração de algumas experiências com o gerador de Van de Graaff.

Um gerador de Van de Graaff é uma maquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro, Robert Jemison Van de Graaff por volta de 1929. O gerador é composto por uma correia de material isolante (Correia móvel), dois roletes (Roldanas de plástico), uma cúpula de descarga (Abobada), um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio.

O motor movimenta a Correia Móvel que passa pelas duas roldanas de plástico, uma delas acionada pelo motor elétrico que faz a correia se movimentar. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas ate o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera. Como as cargas são transportadas continuamente pela correia, eles vão se acumulando na cúpula.

Objetivo

Compreender o conceito de carga elétrica utilizando o gerador de Van Graaff através do vento elétrico.

Materiais

• Gerador de Van de Graaff;

• Vela;

• Fósforo ou isqueiro;

• Hélice com pontas

• Superfície para hélice

Métodos

Iniciamos a experiência posicionando a hélice na ponta do gerador, até então desligado. Logo que posicionado, observamos que ele permanecia parado. Em seguida o gerador foi ligado e notamos que a hélice, que até então se encontrava parada, começou a se movimentar girando cada vez mais rápido. Com o gerador ligado, aproximamos uma vela acesa à sua cúpula e observamos que, diferentemente do comum (chama da vela para cima e com leves movimentos), a chama da vela se curvou. Após este procedimento o gerador foi desligado e a hélice começou a diminuir a velocidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com