TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Solar: A energia proveniente do calor e da luz do Sol

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

Energia solar

Bruno Maciel Araujo Carvalho / Carlos Henrique Teixeira Gontijo

A energia solar é um termo que se refere à energia proveniente do calor e da luz do Sol. As tecnologias solares são caracterizadas como ativas ou passivas, dependendo da forma como captura, converte e distribui a energia solar. Entre as ativas estão o uso de painéis fotovoltaicos, concentradores solares térmicos das usinas heliotérmicas e os aquecedores solares. Entre as passivas estão a orientação de um edifício para o sol, a seleção de materiais com massa térmica favorável ou propriedades translúcidas e projetar lugares que façam o usar circular naturalmente. É um dos tipos de energia renovável mais usado no mundo.

A energia solar pode ser captada em diferentes níveis em todo o mundo, isso depende da localização geográfica, quanto mais perto do meridiano do Equador, mais radiação solar pode ser potencialmente captada para transformar em energia solar. Porém, as áreas localizadas perto do Equador em geral como a Amazônia e Florestas da Nigéria possuem menos radiações solares do que lugares como os trópicos de capricórnio e câncer.

O lugar mais favorável para a captação de radiação solar são as áreas de deserto, onde as nuvens são baixas e estão localizadas em latitudes próximas ao Equador.

Existem dois tipos de captura de energia solar, eles são os diretos e indiretos. Os diretos só tem uma transformação para ser realizada da energia solar um tipo de energia utilizada pelo homem. Por exemplo, a geração de energia elétrica por painéis fotovoltaicos, possível pelo aproveitamento de energia solar incidente sobre determinados materiais que compõem os painéis.O efeito fotovoltaico ocorre da estação dos elétrons de alguns materiais a presença da luz do Sol. Outro exempli dos diretos são os aquecedores solares de água, que é quando a energia solar atinge a superfície escura e é transformada em calor aquecendo uma quantidade de água, é muito utilizada para aquecer a água no dia a dia e piscinas.

O tipo indireto de captura de energia solar é a que precisa haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Esta tecnologia é muito utilizada em usinas heliotermicas onde a energia solar é concentrada através de coletores solares criando energia térmica e em um segundo passo, energia elétrica através de um ciclo térmico.

As vantagens de se usar a energia solar são que ela não polui durante sua geração de energia, a poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares estão ficando mais potentes a cada dia, e seus preços baixando cada vez mais. Ela é execelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão. Além de tudo, a radiação solar, produto da energia solar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com