TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIA SOLAR: ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL

Por:   •  27/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

BRASÍLIA

2018


 LEANDRO DE SOUZA LEMOS [pic 6]

[pic 7]

ENERGIA SOLAR: ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Instituição FACNET ANHANGUERA.

Orientador: Fabiana Silva


BRASÍLIA

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6


1 INTRODUÇÃO

A humanidade se desenvolveu melhor quando em paralelo com o desenvolvimento energético transformando rapidamente seu meio ambiente. Diante disso, seria fácil imaginar um grande retrocesso tendo em vista que combustíveis fosseis, a principal fonte de energia global, grande causador de impactos ambientais e como se não bastasse, são recursos finitos.

A queima dos combustíveis fosseis tem gerado grandes problemas ambientais como; agravamento do efeito estufa, derretimento das calotas polares, poluição do ar, mares, rios, etc.

A necessidade de se gerar energia limpa, ou seja, com o mínimo de impacto ambiental, tornou-se uma necessidade. Uma das soluções é a geração de energia elétrica a partir da radiação solar, através da utilização de células fotovoltaicas compostas basicamente de silício, elemento abundante no planeta.

 Compreende-se que a sustentabilidade e a preocupação na redução de poluentes e impactos ambientais são assuntos pertinentes a todos, como para residências, indústrias, cidades e países. A geração de eletricidade através da radiação solar, mostrou-se uma alternativa de potencial elevado dado as suas características.

A energia solar que chega à Terra em um ano é muito maior que o consumo humano de energia no mesmo período. Infelizmente todo esse potencial não é aproveitado.

1.1 O PROBLEMA

O custo para se usar energia elétrica no Brasil hoje é muito caro, muito por conta também da escassez hídrica que nos atinge. Será possível reduzir esse custo com o uso da energia Solar?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Descrever a forma de captação de energia solar mais promissora, assim como sua melhor aplicação.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Apontar alternativas para apresentar e difundir esta tecnologia;

  • Estudar os impactos de uma Usina sobre o alimentador e a subestação ao qual estará conectado quanto eficiência e qualidade da energia, por meio da análise do fluxo de potência ativa e reativa, alívio de carga, regulação de tensão, compensação de harmônicos, etc;
  • Buscar esclarecer as necessidades do uso mais abrangente desta tecnologia, evidenciando seus pontos positivos dentre e meio os pontos negativos e alertar para a necessidade de se expandir a utilização de fontes de energias renováveis em nossa matriz energética e assim reduzindo o uso de recursos finitos.

3 JUSTIFICATIVA

O presente argumento de pesquisa visa apresentar a necessidade de um maior aproveitamento da energia gerada pelo sol, essencial no presente, fontes energéticas alternativas e sustentáveis diminuindo a participação das fontes já tradicionais. A humanidade atualmente retira suas fontes energéticas da natureza de forma viciosa que se continuar nesse avanço poderão se esgotar nos próximos 50 anos. Ainda hoje é possível encontrar novas fontes de energias não renováveis como campos de petróleo, mas a um custo altíssimo e em águas profundas. Mas nota-se que não acompanha o crescimento populacional e econômico. Como principal substituta dos combustíveis fósseis, a perspectiva das pesquisas e mercado apontam a energia solar como melhor opção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com