TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Mecanica, Maquina de Aplicação de Solos

Por:   •  27/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE PITÁGORAS

EVERTON GONÇALVES VELOSO

PROJETO DA MÁQUINA PARA APLICAÇÃO DE SELOS HOLOGRÁFICOS - DIMENSIONAMENTO DOS EIXOS

Juiz de Fora

2022

EVERTON GONÇALVES VELOSO

PROJETO DA MÁQUINA PARA APLICAÇÃO DE SELOS HOLOGRÁFICOS -DIMENSIONAMENTO DOS EIXOS.  

Trabalho apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC l, na linha de formação específica em Engenharia Mecânica, da Faculdade Pitágoras de Juiz de Fora, como parte da exigência para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Mecânica.

Tutor à Distância: Camille Chaves Vicente

Juiz de Fora

2022

Lista de Figuras

Figura 1 - Sistema rotativo para aplicação de selos holográficos.        7

Figura 2 - Perda de 22 mm entre as aplicações no sistema rotativo.        8

Figura 3 - Sistema linear para aplicação de selos holográficos.        9

Figura 4 - Resultado de 2 mm de perda entre as aplicações no sistema linear.        9

Figura 5 - Comparação dos resultados adquiridos com novo projeto.        10

Figura 6 – Projeto apresentado em 3D.        10

Figura 8 - Aplicação do eixo a ser validado.        12

Sumário

1 Introdução        5

1.1 Tema        6

1.2 Problema        6

1.2 Objetivos        6

1.3.1 Objetivo geral        6

2 Fundamentação teórica        7

2.1 Maquina de aplicação de selos holográficos        7

2.2 Dimensionamento do eixo        11

2.3 Validação do dimensionamento do eixo da máquina de selos holográficos        12

3 Cronograma do desenvolvimento do projeto        12

Referências Bibliográficas        13

1 Introdução

Com o grande número de industrias pelo o mundo, produzindo milhares de produtos diariamente, onde cada uma busca ser a melhor em seu seguimento, gerando uma ampla concorrência entre elas, se cria a necessidade de uma indústria ser competitiva, fabricando seu produto com menor custo, alta qualidade e em menor tempo para seus clientes, discursão visto em Di Serio e Vasconcellos (2009). Com a finalidade de melhorar os processos e equipamentos, engenheiros adaptam, melhoram e projetam soluções com foco na melhoria continua. Assim garantindo com que a indústria se mantenha de forma ativa no mercado, através da competitividade de seus produtos.

O avanço da tecnóloga possibilita aos engenheiros elaborar novos equipamentos com uma melhor eficiência, para o seu cliente. Visando solucionar uma necessidade ou resolver um problema especifico, o grupo de engenheiros se reuni para discutir ideias em busca de uma ou mais soluções, caso a solução seja projetar um novo equipamento ou até mesmo modificar um já existente, então o projeto deverá ser funcional, seguro, confiável, competitivo, que atenda todas as normas e todas as necessidade do cliente, para garantir o melhor formato do equipamento, o engenheiro mecânico deve mostrar várias habilidades e conhecimento em sua área de formação. Tema abordado em (BUDYNAS; NISBETT, 2016)    

Nesse sentido, no caso posto em análise, foi constatada a necessidade do cliente em uma gráfica, de fabricar uma máquina de aplicação de selos holográficos, em uma linha de produção onde se fabrica títulos de capitalização, onde o selo é utilizado para ser um atributo contra falsificação, e também de forma a garantir a autenticidade do produto, salientado por Cicareli, Pizolato (2020). A nova máquina irá substituir outro equipamento com a mesma finalidade, porem este equipamento por ser em formato rotativo gera enormes perdas de insumos durante a produção, ou seja, perda de fita holografia, que devido ao valor, torna o produto acabado menos competitivo em relação a outras gráficas.        

Buscando resolver da melhor forma, o engenheiro mecânico começa a projetar identificando toda a necessidade do cliente, após conversas e acordos, é apresentado um plano até a finalização para concretizar todo o projeto. O engenheiro deve possuir várias habilidades e conhecimentos adquiridos em sua formação, entre elas Elementos de Maquinas, como visto em Norton (2013), uma disciplina extremamente importante, que consiste em dimensionar e calcular todos os elementos que compõem um equipamento, desde um simples parafusos e arruelas, passando por molas e até sistemas complexos de engrenagens e correias.

Uma ferramenta primordial para um engenheiro mecânico quando se está projetando um equipamento é o Autodesk Inventor, um software para computadores que permite criar o projeto em 3D e todos os desenhos de peças para fabricação, além de proporcionar simulações de vários tipos, assim diminuindo o custo do projeto em questão de peças não conformes. Onde através de ferramentas de realismo, apresenta o projeto próximo ao finalizado ao seu cliente, visto pelo autor em (GODOY, 2015).

Como o engenheiro mecânico, utilizando o conhecimento e habilidades adquiridos em sua formação, através de cálculos e ferramentas vistos nas disciplinas da graduação, pode apresentar e garantir toda a funcionabilidade, segurança e confiabilidades dos eixos apresentados no projeto da máquina de aplicação de selos holográficos?

  1. Tema

Projeto da máquina para aplicação de selos holográficos – Dimensionamento dos eixos.

1.2 Problema

Verificado a necessidade do cliente em uma gráfica, de fabricar uma máquina de aplicação de selos holográficos, em uma linha de produção, onde se fabrica títulos de capitalização. A máquina irá substituir outro equipamento com a mesma finalidade, porém este equipamento por ser em formato rotativo e continuo gera enormes perdas de insumos durante a produção, ou seja, perda de fita holografia, apresentar a máquina que apresente poucas perdas de fita, com confiabilidade e segurança, atendendo todas as normas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (402.1 Kb)   docx (344.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com