TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia da Energia eólica

Por:   •  15/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

(UFERSA)

CAPTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA

PROF: ADRIANO ARON

TRABALHO AVALIATIVO PARA A 1ª NP

Discente: Emanuella Maria Rodrigues De Sousa

  1. Histórico da energia eólica

  1. O QUE É A ENERGIA EÓLICA?

A energia eólica é originada na energia solar, sendo esta difundida por meio do vento, tendo início com o aquecimento diferente nas camadas de ar. Os movimentos de rotação da Terra sobre seu eixo, tem influência direta sobre essa energia, por isso ela depende de várias vertentes como altitude, latitude, maritimidade e continentalidade.

Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, para a geração de eletricidade, ou cataventos e moinhos, para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água. (ANEEL,2015)

  1. O QUE É UMA USINA DE ENERGIA EÓLICA?

Usina eólica ou parque eólico, é um espaço que pode ser terrestre (on-shore) ou marítmo (off-shore), onde estão alocados vários aerogeradores, destinados a transformar energia eólica em energia elétrica.

         Para a construção desses parques é necessário a realização do EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) pois a sua má localização pode causar impactos negativos como a morte de aves e a poluição sonora.

  1. QUAL O REGISTRO MAIS ANTIGO DA UTILIZAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA? PARA QUE ERA UTILIZADA A ENERGIA NESSA OCASIÃO?

A produção de energia utilizando o vento desencadeou num período relativamente tarde na antiguidade. A roda de vento do engenheiro grego Heron de Alexandria, concebida durante o século I d.C., é o mais antigo registro do uso de uma ferramenta destinada a captar a força do vento para alimentar uma máquina.

Os primeiros moinhos de vento apareceram na Pérsia desde, pelo menos, o século IX, provavelmente desde o século VII. O uso de moinhos tornou-se comum no Médio Oriente e na Ásia Central, chegando mais tarde à para a China e Índia.

  1. DESCREVA EM LINHAS GERAIS COMO SE DEU O PROCESSO DE APRIMORAMENTO DO APROVEITAMENTO DA ENERGIA EÓLICA.

Historicamente, aproveitamento da energia eólica foi inicialmente utilizado como substituto da força motriz e animal em atividades agrícolas, seguido do avanço tecnológico da época, os aparatos utilizados, foram modernizando-se, ocasionando novas funções para as máquinas, como bombeamento de água, e num futuro mais próximo, a geração de energia elétrica a partir da força e intensidade dos ventos.

  1. CITE ALGUMAS PARTES PRINCIPAIS DE UM MOINHO DE VENTO DE EIXO HORIZONTAL PARA A MOAGEM DE GRÃOS.

Para a moagem de grãos é necessário a energia que chega à base do moinho através do seu eixo central que é utilizada para fazer rodar uma mó. Uma mó é uma pedra maciça, esculpida em forma de anel cilíndrico achatado, de faces sulcadas e a cujo centro vazio se chama olho da mó.

Numa instalação para moagem existem duas mós, sendo uma delas estática, denominada poiso e assente no chão do moinho, sobre a qual se coloca uma segunda mó com uma folga ligeira de modo a que não impeça o movimento de rotação, denominada corredor, com raio idêntico ao do poiso, mas com altura inferior. O corredor está suspenso no eixo vertical, sendo fixa a este através de um suporte metálico regulável em altura de nome "segurelha".

A moagem do cereal é feita depositando-o em grão na folga existente entre o poiso e o corredor.  O cereal em grão é depositado numa caixa com fundo em cone ou pirâmide invertida, denominada tegão, à qual se liga uma calha ou quelha que conduz o grão para o olho do moinho e o deposita na folga entre o poiso e o corredor. 

  1. QUAIS OS PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM ENERGIA EÓLIO-ELÉTRICA NO MUNDO?

A nível mundial, os países que se destacam como grandes produtores de energia eólica e elétrica, são os EUA, Alemanha e Espanha.

  1. QUAL O PRIMEIRO REGISTRO DA UTILIZAÇÃO DA ENERGIA EÓLIO-ELÉTRICA ATRAVÉS DE UM AEROGERADOR?

O início da adaptação dos cata-ventos para geração de energia elétrica teve início no final do século XIX. Em 1888, Charles F. Bruch, um industrial voltado para eletrificação em campo, ergueu na cidade de Cleveland, Ohio, o primeiro cata-vento destinado à geração de energia elétrica.

O aparato, tratava-se de um cata-vento que fornecia 12kW em corrente contínua para carregamento de baterias, as quais eram destinadas, sobretudo, para o fornecimento de energia para 350 lâmpadas incandescentes (SCIENTIFIC AMERICAN, 1890 apud SHEFHERD,1994) (RIGHTER,1991 apud SHEFHERD,1994)

Um dos primeiros passos para o desenvolvimento de aerogeradores de grande porte para aplicações elétricas foi dado na Rússia em 1931. O aerogerador Balaclava era um modelo avançado de 100kW conectado, por uma linha de transmissão de 6,3kV de 30km, a uma usina termelétrica de 20MW. Essa foi a primeira tentativa bem-sucedida de se conectar um aerogerador de corrente alternada com uma usina termelétrica

  1. QUAIS OS TRÊS MAIORES PARQUES EÓLICOS DO MUNDO?

A grande maioria dos grandes Parques Eólicos encontram-se nas encostas dos Estados Unidos da América.  O maior parque eólico do mundo é o Horse Hollow Wind Energy Center, com 735,5 megawatts (MW) de capacidade. Localizado no Texas, Estados Unidos, com cerca de 190 km² de terra. O segundo maior parque eólico é o Tehachapi Pass Wind Farm, com aproximadamente 690 megawatts (MW) de capacidade, está localizado na Califórnia, Estados Unidos. O terceiro maior parque eólico é o San Gorgonio Pass Wind Farm, 619 megawatts (MW) de capacidade, também está localizado na Califórnia, Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (460.7 Kb)   docx (135.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com