TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Energia

Trabalho Universitário: Engenharia De Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

DESENVOLVIMENTO 3

Fontes de energia 3

Renováveis 3

Não renováveis 3

Mercado de trabalho 4

Engenharia de Energia: O Curso e as Matérias 5

Diagnóstico 5

Planejamento energético 5

Desenvolvimento de tecnologia 5

CONCLUÇÃO 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

INTRODUÇÃO

A crescente preocupação com o meio ambiente e com a produção de energia, gera a criação de ferramentas para que os objetivos sejam alcançados.

Engenharia de energia é um exemplo disso. É o ramo da engenharia que planeja, analisa e desenvolve sistemas de geração, transporte, transmissão, distribuição e utilização de energia. O engenheiro de energia lida com todas as formas de energia que compõem a matriz energética brasileira seja ela renovável ou não. Na área pública, pesquisa e traça estratégias para o setor energético. Avalia as necessidades de uma região ou setor e desenvolve projetos econômica e socialmente viáveis, sempre buscando soluções seguras e sustentáveis, que não agridam o meio ambiente. Além disso, ele coordena programas de contenção e uso racional da energia.

Surgiu no mundo a partir de 1995 onde começou-se a discutir o protocolo de kyoto e as intervenções necessárias para sua implementação. Já no Brasil, surgiu em 2003 para atender a demanda de profissionais qualificados na área.

DESENVOLVIMENTO

Fontes de energia

As fontes de energia são parte integrante da engenharia de energia.As fontes de energia dividem-se em dois grupos: as renováveis e não renováveis.

Renováveis

• Hídrica – obtida através do curso da água pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda da água.

• Eólica – Provém do vento. Tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover moinhos e para a navegação.

• Solar – É obtida através da energia do sol que após ser captada pode ser transformada em energia térmica ou elétrica.

• Geotérmica – Aproveitamento do calor do interior da terra. Permite gerar eletricidade e calor.

• Marés – É obtida através do movimento de subida e descida do nível da água do mar.

• Ondas – Consiste no movimento ondulatório das massas de água por efeito do vento.

• Biomassa – Trata-se do aproveitamento energético de floresta e de seus resíduos, bem como dos resíduos da agropecuária da indústria alimentar ou dos resultantes do tratamento dos efluentes domésticos e industriais.

Não renováveis

• Petróleo – Os derivados de petróleo constituem parcela importante da geração de energia, em especial no setor de transportes. O refino de petróleo produz uma séria de insumos para a indústria química e petroquímica e diversos combustíveis líquidos: diesel, GLP, gasolina, querosene, óleo combustível e nafta.

• Gás Natural – O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves que, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. Trata-se de um gás inodoro e incolor, não-tóxico e mais leve que o ar. O gás natural é uma fonte de energia limpa que pode ser usada nas indústrias, substituindo outros combustíveis mais poluentes como óleos combustíveis, lenha e carvão.

• Carvão – O carvão é uma das principais fontes de energia utilizadas pela Humanidade, em especial na Europa, a partir da Primeira Revolução Industrial. Atualmente, com o aumento do custo do petróleo, há uma tendência mundial ao aumento do consumo de carvão, tendo em vista as extensas reservas mundiais.

• Nuclear – Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação. O urânio, em função de suas características químicas, é o elemento utilizado para a geração de energia nuclear nas usinas atômicas.

Atualmente, vários países possuem usinas nucleares que produzem energia. Esta energia é considerada limpa, pois não polui o meio ambiente, porém o lixo radioativo deve ser armazenado em locais adequados, seguindo diversas normas rígidas de segurança.

Mercado de trabalho

Uma das prioridades do governo brasileiro é investir na geração de energia para atender à crescente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com