TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Bacteriologica

Casos: A Era Bacteriologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  1.360 Visualizações

Página 1 de 2

A Era Bacteriológica e suas consequências (1875 – 1950)

Notório ao logo da evolução humana a preocupação com o bem estar da saúde, bem como, a descoberta de práticas que diminuíssem ou até mesmo erradicasse as frequentes ondas de doenças que acometiam a população, não obstante se poderia descartar o poder do saber popular como fator decisivo para o aumento extensivo da vida. Durante essa era o episódio essencial para a compreensão destes fatos se deu devido a associação de doenças à um agente causador isolado, muitas vezes utilizados durante as conversas cotidianas, junto a este começa a queda da teoria dos miasmas.

É fato que o saber popular somado à pratica da observação dos fatos – tornando-se então saber científico, pois hipóteses seriam lançadas – foram os artifícios mais importantes para as grandes descobertas no ramo da saúde coletiva, a exemplo deste evento várias citações históricas podem ser enunciadas ao longo da discussão. Em 1687 temos a associação da escabiose a um animálculo que habitava a pele dos afetados, bem como a utilização de um instrumento que revolucionou o processo de diagnóstico das enfermidades, o microscópio, este possibilitou a restrição do Acarus scabieri como o agente vivo o que resultou na inclinação de outras indagações a respeito da origem da doença. Fato curiosamente parecido se deu em 1834 quando através de pesquisas de vários cientistas se pode determinar que a muscardine (doença de bichos da seda), também se associava à um agente transmissor de natureza viva o fungo B. bassiana, esta descoberta desencadeou indagações de longo alcance quanto a natureza das doenças contagiosas, bem como, a utilização de pequenas ações assépticas.

Alguns nomes merecem destaque quanto a importância de sua contribuição mediante essas grandes descobertas, dentre Jacob Henle, responsável pela formulação da teoria onde se considerava organismos vivos como a causa das doenças contagiosas e infecciosas. Sustentado em pensamento liberal, o cientista passou a investigar a natureza desses organismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com