TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE POTABILIDADE DA ÁGUA EM POÇOS COM SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO BACTERIOLÓGICA NA COMUNIDADE RURAL FRECHEIRAS, BRASILEIRA-PI

Por:   •  23/4/2020  •  Monografia  •  3.910 Palavras (16 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL

JAMES DEAN DIAS MENESES

ANÁLISE DE POTABILIDADE DA ÁGUA EM POÇOS COM SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO BACTERIOLÓGICA NA COMUNIDADE RURAL FRECHEIRAS, BRASILEIRA-PI

TERESINA

2018

JAMES DEAN DIAS MENESES[pic 3]

ANÁLISE DE POTABILIDADE DA ÁGUA EM POÇOS COM SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO BACTERIOLÓGICA NA COMUNIDADE RURAL FRECHEIRAS, BRASILEIRA-PI

[pic 4]

TERESINA

2018

SUMÁRIO[pic 5]

1 INTRODUÇÃO        3

PROBLEMÁTICA        4

1.1        OBJETIVOS        5

1.1.1        Objetivo geral        5

1.1.2        Objetivos específicos        5

1.2        JUSTIFICATIVA        5

2        REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1        ÁGUAS SUBTERRÂNEAS        6

2.2        ÁGUA POTÁVEL        7

2.3        POÇOS NO BRASIL        8

2.4        POÇO TUBULAR PROFUNDO        8

2.5        AGENTES CONTAMINANTES DA ÁGUA SUBTERRÂNEA        9

2.6        FOSSAS        10

3        MATERIAIS E MÉTODOS        12

5        RESULTADOS ESPERADOS        14

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

No Brasil são poucas as localidades rurais em que existe acesso à sistemas de fornecimento de água tratada, apenas cerca de 27,8% dos domicílios estão ligados à uma rede de distribuição de água (IBGE, 2010). O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (2015) enfatiza ainda que para a região Nordeste, onde os recursos hídricos são mais escassos, em torno de 26,7% da população não tem acesso à água tratada.

Em função disso a população busca alternativas para o abastecimento, e uma das maneiras mais práticas e econômicas para a captação de água nessas regiões têm sido através de poços (Rosa et al., 2004).

A água subterrânea é muito utilizada no Brasil. Através de poços e outras fontes, esta água é captada para uso humano, industrial e lazer. Mesmo sendo complementar ao superficial, o uso de mananciais subterrâneos em boa parte das regiões do país é a principal fonte de abastecimento como, por exemplo, o Piauí, onde mais de 80% das cidades usam poços para abastecimento. Essa água cumpre uma função importante no desenvolvimento social e econômico no país (ANA, 2005).

Devido a praticidade e muitas das vezes a única opção, como no caso de algumas localidades rurais, a perfuração de poços tem sido frequentemente utilizada no Brasil. As características organolépticas da água captada muitas vezes traz à população a sensação de “água boa”, o que leva a não realização de qualquer análise da qualidade (Burgos et al., 2014).

A água captada de mananciais subterrâneos pode ser sinônimo de potabilidade, pois o subsolo promove um processo de filtração e depuração proporcionando uma purificação quando da sua percolação, dispensando um tratamento prévio (Oliveira apud Almeida, 2004). Entretanto, se a captação de água for de um aquífero relativamente próximo à superfície, este pode estar sujeito a contaminação devido sua baixa camada de subsolo. Á agua pode ser contaminada por bactérias do grupo coliformes através de esgoto doméstico, fossas e fezes de animais.

Quando a água não é tratada adequadamente, ela pode vir a ser uma iminente fonte de proliferação de doenças, sobretudo as que atingem o trato intestinal, pois se comporta como meio de cultura de microrganismos patógenos, causando doenças à quem a ingere (COPASAD, 1995)

O presente trabalho faz referência a comunidade Frecheiras, localizada na zona rural de Brasileira, noroeste do estado do Piauí, em que, durante o período chuvoso do ano em curso, em um poço de uma das propriedades do local, foi observado alterações na água captada. Minúsculos farelos amarelados puderam ser notados na água através de um copo transparente. Viu-se, então, a necessidade de se fazer estudos sobre àquela água, onde a suspeita era de que ela poderia estar sendo contaminada por fossas vizinhas, tornando-se este o objeto de estudo deste projeto, onde foi observado se há influência de fossas próximas ao poço na alteração dessa água. Serão feitas, também, orientações à vizinhança e toda a comunidade no tocante ao sistema de fossas adequado para zonas rurais, com base no aprendizado do curso de engenharia civil.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral

Avaliar as condições da água de poços da comunidade Frecheiras, município de Brasileira, Piauí, verificando se essas estão sendo afetadas pelo uso de fossas negras vizinhas.

  1. Objetivos específicos
  • Coletar amostras de 3 (três) poços para análise;
  • Fazer exames bacteriológicos indicadores de coliformes, bem como análises físico-químico;
  • Verificar o tipo de fossa e a distância entre fossa e poço;
  • Orientar a população quanto ao uso de fossas adequadas para a região;
  • Dimensionar fossas para as três propriedades estudadas.

  1.  JUSTIFICATIVA

A engenharia civil tem importante papel no tocante ao desenvolvimento de um país, pois trabalha para ampliar a infraestrutura, propõe soluções para melhorar o bem-estar social, sempre buscando utilizar das melhores técnicas, otimizando custos e gerando o mínimo de impacto ambiental possível (INSIGHT ENGENHARIA, 2010).

No ambiente rural há uma grande possibilidade de ocorrer doenças de veiculação hídrica, sobretudo pelo fato de que, muitas vezes, a captação de águas é feita em poços próximo de fossas e ou local ocupado por animais, possibilitando, assim, uma contaminação bacteriana nas águas (STUKEL et al. apud AMARAL et al., 2003). Com o acesso da população rural à água potável pode-se ter uma redução considerável das doenças nesse meio. Todavia, a não verificação da qualidade da água é um dos problemas das fontes particulares (MISRA apud AMARAL et al., 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (326.2 Kb)   docx (564.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com