TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Física Experimental I- laboratório

Por:   •  20/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]ESTADO DE SANTA CATARINA

COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – MARAVILHA/SC

EEB JOSÉ MARCOLINO ECKERT

CÓDIGO: 77600567580 – PINHALZINHO/SC

DIRETOR: Everaldo De Ávila E Silva 

ASSESSORES DE DIREÇÃO: Nair Luiza Klein Mantelli e Wilson Canzi

ALUNO(A): __________________________________________       Data:_____/____/2020

Nome do professor: Diovana de Mello Lalis;

Componente curricular: Física;

Turma e carga-horária: 3ªEM Ano/ 2 horas-aula;

Data/período de realização: 20/05/2020 até 27/05/2020

Objeto de conhecimento, Objetivos de aprendizagem, conteúdos, competência e habilidade:      Compreender os conceitos básicos sobre Energia Potencial Elétrica e as equações que regem. Nesta aula temos exemplos de cálculos utilizando o Energia Potencial Elétrica.

Metodologia e ferramentas ou recurso: Texto explicativo, Google Classroom, atividades impressas;

Forma de registro da frequência/ participação do aluno: A participação do aluno é registrada pela realização e entrega das atividades;

Critérios, instrumentos e formas de avaliação: Os alunos serão avaliados no desenvolvimento das atividades, apresentando o caderno.

Energia potencial elétrica

É uma forma de energia relacionada à posição relativa entre pares de cargas elétricas. A energia potencial elétrica é uma grandeza escalar, medida em joules, que pode ser calculada multiplicando-se o módulo da carga de prova, medida em coulombs, pelo potencial elétrico, em volts.

Definição de energia potencial elétrica

Toda carga elétrica produz um campo elétrico que se permeia pelo espaço, sendo capaz de produzir forças de atração ou repulsão sobre outras cargas elétricas. A interação entre cargas, portanto, dá origem a uma energia potencial, que pode ser transformada em energia cinética, no caso em que uma dessas cargas seja móvel, por exemplo.

Sozinha, uma carga elétrica não apresenta energia potencial elétrica, é preciso que uma carga de prova interaja com ela, dessa maneira, a medida da energia potencial elétrica depende da magnitude das cargas, bem como da distância entre elas.

A energia potencial elétrica é uma grandeza escalar, e, por isso, para conhecermos a medida da energia potencial elétrica total de um sistema de vários corpos carregados, é necessário somar a energia potencial gerada pela interação de cada par de corpos eletrizados.

[pic 2]

A energia potencial elétrica é diretamente proporcional às cargas e inversamente proporcional à distância.

Equação da energia potencial elétrica

A fórmula de energia potencial elétrica (EP) é dada pelo produto entre a carga elétrica geradora (Q), a carga elétrica de prova (q), e a constante eletrostática do vácuo (k0), dividido pela distância entre as cargas, como mostramos a seguir:

[pic 3]

Além dessa fórmula, é possível calcular a energia potencial elétrica por meio do potencial elétrico produzido pela carga geradora (U) multiplicado pela magnitude da carga elétrica de prova. Ao levarmos em conta o sinal da energia potencial elétrica, entende-se que uma energia potencial elétrica negativa está relacionada à atração entre as cargas, enquanto um sinal positivo refere-se à repulsão entre as cargas.

[pic 4]

Exemplo de energia potencial elétrica.

Confira um exemplo de como se deve usar a fórmula de energia potencial elétrica: Duas cargas elétricas de 2,0 μC e -3,0 μC encontram-se fixas e separadas por uma distância de 0,5 m, no vácuo. Calcule a energia potencial elétrica gerada pela interação entre essas cargas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (240.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com