TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEODÉSIA E SUAS SUBDIVISÕES

Por:   •  25/3/2020  •  Dissertação  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

A GEODÉSIA E SUAS SUBDIVISÕES

A Geodésia é a ciência aplicada que estuda a dimensão, a esfericidade e a curvatura da terra além dos parâmetros definidores do seu campo gravitacio9nal. É a disciplina que monitora o tamanho da terra e seu formato, além da localização dos pontos em sua superfície segundo (NOOA-2005).

        Atualmente a Geodesia e dividida em três partes para que seus estudos sejam mais aprofundados, temos a “Geodesia Geométrica”, “Geodesia Física ou Gravimétrica” e a “Geodésia Celeste”.

  • GEODÉSIA GEOMÉTRICA; É para os profissionais da medição a mais importante, pois trata-se da localização de pontos sobre a superfície terrestre a partir de um modelo epsoidal, com isso com isso permitindo o estabelecimento de uma grade de pontos vertical e horizontal onde se estabelece as malhas de localização geográfica, podendo assim estabelecer as coordenadas.
  • GEODÉSIA FISICA OU GRAVIMÉTRICA; Desenvolve estudos sobre o desvio da vertical, e mudanças da gravidade terrestre, podendo assim termos uma figura da geometria que melhor representa a superfície real da terra.
  • GEODÉSIA CELESTE; É a parte da Geodésia que se trata de medidas efetuadas em estreles ou satélites artificiais (dentre outros) que orbitam em torno do planeta  terra.

Outro ponto em destaque da Geodésia são as formas da terra. O nosso planeta possui uma forma aproximada da esférica, levemente achatada nos polos e com bastantes irregularidades em sua superfície.

Podemos dividir esses estudos da forma da terra também em três partes, ou três tipos de superfície;

  • Física; ou seja, a superfície real da terra, que vai desde os mais altos cumes de montanhas até as profundezas do oceano.
  • Epsodie; que é o solido geométrico definido pela sua rotação, é uma representação clara de como é o planeta terra, porém com muito pouca exatidão, por não levar em consideração a realidade da superfície da terra, abrindo a necessidade de outro conceito.
  • Geoide; o qual define a figura da terra como a superfície equipotencial do campo gravitacional terrestre, coincidindo com o nível médio dos oceanos que sempre estão em fácil acesso por todo o mundo.

Ele só é falho na parte dos polos onde não representa o formato da terra, onde se teve a necessidade da adoção do conceito ELIPSÓIDE como a forma matematicamente exata para a demonstração da terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com