TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOLOGIA

Por:   •  16/6/2016  •  Artigo  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

AULA 15

  1. O que é uma rocha?

Rocha é um agregado sólido e natural de grão de minerais, matéria orgânica e material vítreo.

  1. 90% dos materiais que compões as rochas da crosta terrestre são o que? Silicatos, exemplo: quartzo, feldspato, biotita, piroxênios, zircãos, etc.
  2. Qual o volume das rochas na crosta terrestre?

 95% rochas cristalinas ( ½ ígneas, ½ metamórfica), 5% rochas sedimentares.

Superfície da crosta terrestre: 75% coberta por rochas sedimentares, 25% rochas cristalinas (ígneas e metamórficas). A crosta terrestre é uma fina camada de rochas sedimentares recobrindo uma enorme massa de rochas cristalinas (ígneas + metamórficas).

  1. O que são rochas ígneas? São rochas formadas pelo resfriamento e cristalização de magmas provenientes do interior da terra (origem primária).
  2. Quais as duas maneiras que se forma as rochas ígneas?

Elas podem ser formadas na superfície (rochas vulcânicas, extrusivas, efusivas), com rápida cristalização. Ou podem ser internamente na crosta (rochas plutônicas, intrusivas, abissais, formadas em profundidade), com lenta cristalização.

Rochas ígneas vulcânicas: resfriamento e solidificação do material magmático que extravasou a superfície, resfriando rapidamente sob condições baixas de T e P. ex: basalto e vidro vulcânico.

Rochas ígneas plutônicas: resfriamento e consolidação do magma acontece em profundidade e lentamente. Ocorrência de minerais maiores. Ex: Gabro, diorito, granito.

  1. O que são rochas sedimentares? São produtos da consolidação de sedimentos na superfície da terra. Formadas sob baixas condições de T e P.

Erosão-Transporte-Sedimentação-Diagênese (conjunto de transformações físico-quimicas que o depósito sedimentar sofre após sua deposição.

  1. Quais os tipos de rocha sedimentar? Clásticas (conglomerado,arenito) formadas por fragmentos de minerais ou rochas pré-existentes transportados através  do gelo, ar e água, Químicas (calcário, silexito) formada pela precipitação química de compostos como carbonatos, fosfatos etc a partir de uma solução aquosa , Orgânicas (coquina, carvão) formada por carapaça ou resto de matéria orgânica, bem como o produto produzido por eles.
  2. O que são rochas metamórficas?

São o produto de transformação de qualquer rocha exposta a um ambiente cujas condições físicas e químicas diferentes daquelas onde a rocha se formou. Exemplo: calcário se transforma em mármore.

  1. O que são reações metamórficas?

Quando uma rocha é submetida ao metamorfismo os minerais são substituídos por outros estáveis as novas condições.

AULA 16

  1. Porque é importante estudar as rochas ígneas?

Para entender os processos vulcânicos, investigar a composição e a evolução dos magmas, documentar a estrutura e a formação da crosta terrestre, deduzir os ambientes tectônicos nos quais as rochas se formaram, identificar os depósitos naturais relacionados ao magmatismo.

  1.  O que é magma?

Material fundido em partes profundas (crosta inferior ou manto superior) do interior da Terra.

  1. Cite algumas características do magma.

Tem elevadas temperaturas da ordem de 700-900°C, relativa mobilidade devido a presença de gases voláteis CO2, H2, etc. Principalmente H2O. Parte líquida: Material rochoso fundido, Parte sólida: minerais já cristalizados e eventuais fragmentos de rocha transportados em meio a porção líquida. Parte gasosa: voláteis dissolvidos na parte líquida, predominantemente H2O e CO2.

  1. Quais os parâmetros relacionados a viscosidade do magma?

Temperatura, composição química, grau de cristalinidade, teor de voláteis dissolvidos.

  1. Complete a frase

A viscosidade de um magma silicático aumenta com: aumento do teor em sílica, redução da temperatura, diminuição do conteúdo de voláteis.

  1. O que são derrames de magma?

São magmas mais fluidos como os basálticos (básicos), extravasam com maior facilidade e formam corridas de lavas. Eles são pouco espessos e podem estender-se por dezena de quilômetros. Já os mais viscosos como os ácidos (riolíticos), tem dificuldade em extravasar, entopem os condutos vulcânicos (vulcanismo explosivo). Os derrames são curtos e espessos.

  1. Como se origina o magma?

Se origina pela fusão parcial de rochas do manto da crosta inferior da litosfera. A fusão pode ser provocada por aumento de temperatura, alívio de pressão, variação no teor de fluidos etc.

  1. O que são câmeras magmáticas?

Locais ocupados pelo magma em determinadas profundidades que provocam manifestações vulcânicas na superfície.

  1. Qual a composição química do magma?

O, Si, Al, Ca, Fe, Mg, Na, K, Mn, Ti e P.

  1. Quais os tipos de magma e sua porcentagem de SiO2? Cite exemplos.

Magma granítico(ácido) 66% SiO2 , Magma andesitico(intermediário) 52%

  1. Dos tipos de magmas citados acima, fale os dois principais e suas características.

Magma basáltico: mais quentes, ricos em voláteis, pobres em SiO2, ricos em Mg, Fe e Ca, viscosidade menor (mais fluidos).

Magma granítico: mais frios, pobre em voláteis, ricos em SiO2, ricos em Al, Na, K, viscosidade maior (menos fluidos).

  1. Quais os minerais das rochas ígneas?

Minerais félsicos ou claros (ricos em Si, Al, Na, K) ex: feldspato e quartzo.

Minerais máficos ou escuros ( ricos Mg, Fe e Ca) ex: olivina e piroxênio.

Minerais mais raros (acessórios): óxidos(magnetita), fosfato (apatita), sulfetos (pirita).

  1. O que é índice de cor das rochas ígneas?

Diz respeito sobre a proporção  entre minerais máficos e félsicos.

Hololeucocráticas M<10%, leucocráticas 10%90%.

AULA 17

  1. O que são rochas ígneas intrusivas e extrusivas?

Intrusivas: resultam da solidificação do magma no interior da crosta. Ex: granito. Extrusiva: resultam do resfriamento das lavas (magmas) na superfície da crosta ex: basalto.

  1. Quais os tipos de estruturas das rochas ígneas?

Maciça: não possui espaços vazios e não apresenta orientação dos cristais. Orientada: indica o fluxo magmático. Vesicular: apresenta espaços vazios (pedra-pomes). Amigdaloidal: apresenta espaços vazios que foram preenchidos por minerais secundários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com