TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geologia na Engenharia

Por:   •  27/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ENGENHARIA

CIVIL

GEOLOGIA NA ENGENHARIA

Turma                 5° Semestre – 2019

GEOLOGIA APLICADA NA ENGENHARIA CIVIL

Isabelle Lopes Dias Santana                           201707259569  

Pedro Moita Nascimento Henriques                201703105151

Sabrina dos Santos Lins                                  201703457242

Sumário

1 – Conceito e Definição        3

2 – A importância da Geologia em Engenharia Civil        3

3 – Geologia em Projetos de Construção em Engenharia Civil        3

        1 – Conceito e Definição

A geologia é definida como a ciência que trata da origem, evolução e estrutura da Terra, por meio do estudo das rochas. Compreende um vasto campo, que pode ser dividido em dois grupos gerais: Geologia teórica ou Natural, que é dividida em física e histórica, abrangendo áreas da mineralogia, petrografia, paleontologia, estratigrafia e etc; e a Geologia Aplicada, que é dividida em econômica, como mineração e petróleo, e engenharia, que é objeto do nosso estudo, sendo aplicada em projetos e construções: túneis, barragens, estradas, canais, metrôs, e também direcionada ao meio ambiente em relação à resíduos sólidos, deslizamentos, saneamento básico e etc .

2 – A importância da Geologia em Engenharia Civil

3 – Aplicações da geologia nas construções e engenharia civil

3.1 – Uso das rochas e solos como material de construção e industrial

Nas obras de engenharia é crescente a importância e utilização das rochas e dos depósitos naturais de construção, eles são usados como agregados para confecção de concretos; proteção de taludes de barragens; blocos para calçamento de ruas e avenidas; e indústrias cerâmicas, de vidro e etc.

A exploração de uma pedreira ou de um depósito de argila, areia ou cascalho depende de três fatores básicos:

  1. Qualidade do material – inclui-se a sua finalidade, as pedreiras de basalto e diabásio se prestam para a extração de paralelepípedos para calçamento e pedra britada; as de calcário e arenito cozido são utilizadas para revestimento de fachadas; as de granito róseo ou “granito verde”, quando polidas, são empregadas em revestimento de fachadas e interiores.
  2. Volume do Material – é calculado usualmente pelos métodos empregados em Geologia. A investigação de toda a jazida é feita por meio de um reconhecimento geológico superficial, complementado por prospecção por meio de sondagens ,mecânicas poços, furos a trado, e até mesmo por métodos geofísicos.
  3. Localização do depósito – de fundamental importância, uma vez que, se as distâncias do depósito à obra ou aos centros consumidores forem consideráveis, o material pode tornar-se antieconômico.

  1. – Obtenção

Esses materiais podem ser obtidos de diferentes formas, porém, se tratando de uma rocha a forma mais comum é a pedreira.

As pedreiras são abertas para a obtenção de pedra britada e estão localizadas em rochas ígneas ou metamórficas. Devem ter algumas especificações mínimas para a sua exploração como a durabilidade e inalteração da; apresentar pequena cobertura de solo no local; possuir topografia favorável, isto é, encostas ou faces íngremes que facilitam o desmonte; não possuir nível freático a pequena profundidade.

Quando o material não é rocha, a exploração se da por meio dos depósitos de aluviões ou de solos residuais. São fontes de materiais como cascalho, areia e argila.

Antes de serem explorados, os locais passam por métodos de investigação do solo, ou seja, a investigação dos depósitos naturais ou da área  para pedreira. Essa investigação é feita através da observação de mapas topográficos e geológicos, bem como de fotografias aéreas, posteriormente, com visitas ao local, são utilizados os métodos usuais de investigação, por meio de abertura de poços e trincheiras, da execução de sondagens e até da aplicação de métodos geofísicos.  Também são levados em consideração itens como aspectos topográficos e geológicos do depósito, condições hidrogeológicas, cubagem e propriedades físicas do depósito.

A forma dos fragmentos obtidos de uma pedreira depende, em grande parte, da presença e distribuição de superfície de fácil separação, tais coo planos de fraturas, camadas, xistosidades e etc.  Se tais elementos faltarem, as possibilidades de fratura são as mesmas em todas as direções, produzindo fragmentos equidimensionais.

3.2 Uso do estudo da Geologia na construção de barragens.

A barragem pode ser definida como sendo um elemento estrutural construído transversalmente à direção de escoamento d’água, destinado à criação de um reservatório artificial de acumulação de água. Tem como objetivo o aproveitamento hidrelétrico, regularização das vazões do curso d’água para fins de navegação, abastecimento doméstico e industrial de água, controle de inundações e irrigação. Podem ser exploradas individualmente ou em conjunto, onde é implantada com uma finalidade imediata e outras atividades ditas secundárias podem ser desenvolvidas correlatamente.

A importância do estudo geológico do local onde é implantada a barragem se deve ao fato de a maior parte dos insucessos de muitas barragens ser atribuídos por problemas na fundação da barragem, na base e flancos do reservatório ou ainda à fuga de água pelo eixo da barragem ou pelo reservatório.  No campo da Geologia as condições dificilmente se repetem.

3.2.2 Tipos de barragens

O tipo de barragem a ser implantado depende de fatores como segurança da obra, ligada às características geológicas, com configuração do vale e dimensão da obra; custo da obra, em função do preço e da disponibilidade do material. Além desses, fatores físicos como topografia, a qual determina as primeiras alternativas para o tipo de barragem; a geologia e condições das fundações, cujo dependem da espessura e das características físicas, químicas e mineralógicas da rocha que suportará o peso da barragem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com