TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geotécnica

Por:   •  23/1/2019  •  Artigo  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

O presente artigo foca em um tema bem complicado para a grande maioria dos geotécnicos. Complexo por que muitos concluem que o conhecimento geotécnico está ligado simplesmente à experiência, de certo que por ai a fora o tema está associado com o nome experiência. A principal relevância da geotécnica ocorre por que as obras de infraestrutura começam pelo estudo do solo - sendo assim, a geotécnica o marco inicial. Salienta-se que conforme os avanços tecnológicos surgem, sempre surgem novidades que provocam a averiguação e instrumentação das obras geotécnicas. No presente trabalho abordar-se-á algumas dessas tecnologias que se tornaram bem comuns no meio da engenharia. As averiguações geotécnicas que precedem o projeto e o plano de obra, e se prolongam no período de obra e na própria operação do empreendimento, são de responsabilidade maior da Geologia de Engenharia, entendida como a área de estudo responsável pela interferência tecnológica do homem com o meio físico geológico.

Palavras-chave: Geotécnicas. Tecnologias. Meio físico geológico.

1. Introdução

Nas obras da engenharia, o solo é um dos elementos mais necessários, sendo ele o responsável por dar suporte às construções. Para uma boa atuação da edificação, é necessário um excelente projeto geotécnico. É importante lembrar que a geotécnica estuda o comportamento do solo e das rochas em relação às ações do homem. A sua aplicação é viável em diversas situações, como na prevenção de desabamento, desmoronamento, deslizamento e problemas estruturais em edificações. Esse tipo de plano é produto de muitas análises, interpretações e conclusões sobre averiguações feitas em campo e em laboratório. Além disso, são necessários diversos estudos, cálculos especificações e relatórios para elaborá-los.

A Geotécnica é uma das grandes áreas da Engenharia Civil, juntamente com: Estruturas, materiais, construção Civil, hidráulica, hidrografia, saneamento, transportes. No Brasil o método de investigação de subsolo mais comum é a sondagem SPT, também conhecida como sondagem à percussão. É por meio da sondagem que se obtém variadas informações, tais como o perfil do solo metro a metro, o nível do lençol subterrâneo e a determinação da resistência do solo às tensões. Com essas informações o engenheiro poderá decidir os projetos e sua execução mais adequada, precisa, econômica e segura, como por exemplo, o melhor posicionamento da edificação no terreno e suas fundações.

A engenharia Geotécnica estuda a ligação entre o ambiente geológico e trabalhos – obras – realizadas pelo indivíduo, como a capacidade de suporte de materiais geológicos, obras de contenção, estabilidade de taludes, barragens, fundações, erosões, contaminação dos solos, e outros. Sua importância se da pelo fato de que as causas ambientais têm gerado grandes preocupações, e desse modo, a geotécnica e todas as suas especificações, tem ganhado destaque na prevenção de desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, preservação dos lençóis freáticos, gerenciamento de problema do lixo como também a contenção da ocupação das encostas. Esses são alguns dos projetos de atuação da geotécnica, bem como seu foco eliminar e tornar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com