TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Dos Videos Games

Artigo: A História Dos Videos Games. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 8

A História dos Vídeo Games

Introdução

A história dos vídeos games sempre foi marcada por disputas acirradas entre fabricantes de consoles. A primeira teve início em 1985, quando a Nintendo lançou o NES, cuja principal característica era a qualidade dos jogos. Foram seis anos de domínio, até que um concorrente, a Sega resolveu entregar de graça o jogo Sonic para quem comprasse o Mega Drive. A estratégia deu resultado e a empresa chegou a 65% de participação de mercado, numa virada histórica.

Nos anos seguintes, o lançamento de consoles daria origem a novas rixas: Super Nintendo X Mega Drive, Sega Saturn X PlayStation X Nintendo 64 e PS2 X Xbox X Game Cube. A última grande batalha por um mercado mundial que movimenta 125 bilhões de reais ao ano teve início em 2005, com o Xbox360, da Microsoft. Sony e Nintendo chegaram um ano depois com PlayStation 3 e Wii. Em 2012, uma nova corrida pela próxima geração de vídeo games teve início, com o lançamento do Wii U, da Nintendo.

1967 - O Primeiro Console, a "Brown Box"

O engenheiro alemão Ralph Baer e seus colegas de trabalho criaram o primeiro console que funciona em uma televisão. Depois de desenhar esquemas para o que ele chamou de "jogo de perseguição", Baer e seus colegas na empresa de eletrônicos de Sanders Associated construíram um circuito de tubo a vácuo que se conecta a televisão e permite que os jogadores controlem dois quadrados se perseguindo na tela. O time eventualmente adiciona uma arma e desenvolve um total de 12 jogos que ficam conhecidos como Brown Box.

1971 - Odissey

Depois que o time de Baer apresentou o seu protótipo da Brown Box para a Magnavox, a companhia começa a produzir o Magnavox Odissey, o primeiro console comercial. O sistema é comercializado em concessionárias de TV Magnavox começando em 1972 e usa seis cartuchos para jogar até 12 jogos com linhas e pontos na tela. A novidade da Odissey é parte de sua queda, quando muitos negociantes de TV falem por causa de seu potencial e um falso rumor de que o sistema só funciona em TVs Magnavox fere sua popularidade.

1972 - Pong

Foi o primeiro videogame lucrativo da história, dando origem a um novo setor da indústria. Não possuía gráficos espetaculares ou jogabilidade excelente, mas foi de importância fundamental na história do videogame. Foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney na forma de um console ligado a um monitor, movido a moedas. A primeira instalação em um bar de San Francisco, Califórnia, mostrou aos dois a possibilidade de lucro da criação. Assim, em 27 de Junho de 1972, a empresa Atari foi fundada.

1977 - Atari 2600 VCS

Percebendo que a popularidade de um único jogo pode não durar, Atari começa a trabalhar num sistema baseado em cartuchos - o projeto é conhecido como Stella - que pode rodar múltiplos jogos. Depois que Bushell vende Atari para Warner Communications em 1976, a Warner entusiasticamente volta com o projeto, e o Atari VCS (depois chamado de Atari 2600) é lançado em 1977. O console se torna um grande sucesso com jogos como Space Invaders, Breakout, Missile Command e Combat.

1980 - Intellivision

Mattel lança o Intellivision, o primeiro desafio ao domínio do Atari e o começo de uma guerra de consoles entre Atari e Mattel. A Intellivision tem gráficos levemente melhores do que os do Atari 2600, assim como as primeiras vozes sintetizadas nos video games. Os dois consoles atraem desenvolvedores de jogos como Coleco e Activision, mas o excesso de jogos sem licença e novos sistemas como ColecoVision, Atari 5200 e Vectrex levam muitas companhias de jogos a falirem em 1983-84.

1985 - Nintendo Entertainment System

Nintendo, originalmente uma companhia japonesa de jogos de cartas, lança o Nintendo Entertainment System nos EUA. Conhecido como Famicom no Japão, varejistas são céticos sobre a comercialização de um novo console depois da falência dos video games, mas com títulos populares como Super Mario Bros, Metroid e The Legend of Zelda e uma política de licenciamento restrita que encoraja desenvolvedores de alta qualidade (Contra, Final Fantasy, Tecmo Super Bowl, RBI Baseball, Mega Man), o NES logo quebra os recordes de venda e se torna o melhor console vendido na história do video game.

1989 – Mega drive

Videogame de 16 bits da SEGA começou a ser fabricado em 1989, atendendo pelo nome de Genesis na América do Norte e no resto do mundo por MEGADRIVE. As pessoas ficaram maravilhadas com a velocidade do console e sua alta tecnologia. Foi o primeiro console de 16-BITS de todos os tempos.

A Nintendo, achando que seu console NES (Nintendo Entertainment System) era imbatível, subestimou a Sega e pagou muito caro por este erro. O interesse no NES despencou abruptamente e o Sega Genesis logo bateu todos os recordes de vendas dos console que o precederam, tornando-se em pouco tempo o videogame mais vendido da história.

Mais tarde o MegaDrive tornou-se o primeiro console a ter uma unidade de CD-Rom (Sega CD) a um preço popular, ampliando assim a capacidade de armazenamento, adicionado som com qualidade de CD, mais poder de processamento ao console permitindo jogos ainda mais rápidos e melhores gráficos. Apesar de excelentes jogos como Sonic CD, o Sega CD nunca desfrutou do mesmo sucesso que o Genesis.

1989 - Game Boy

A Nintendo marca um novo sucesso com o lançamento do Game Boy em 1989. O primeiro console portátil tem uma CPU em 8-bit, como seu parente, o NES, e uma tela de LCD em preto e branco. Graças ao lançamento do Tetris para o Game Boy, as vendas vão até o céu. O Game Boy passa por várias reformas ao longo dos anos, incluindo o Game Boy Pocket em 1996 e o Game Boy Color em 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com