TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO NOS EMPREENDIMENTOS “MINHA CASA MINHA VIDA”

Por:   •  25/5/2021  •  Artigo  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO NOS EMPREENDIMENTOS “MINHA CASA MINHA VIDA”

  

Elisangela Alves da Silva[1]

Bruna da Silva Sodré Bastos

 

Resumo

A impermeabilização é uma ferramenta específica na construção civil. O valor para viabilização é inferior à resolução, com patologias que possam aparecer depois da má execução. A inclusão de um sistema de impermeabilização específica e detalhado no orçamento de uma obra apresenta custo menor. A saúde das pessoas está relacionada com estas patologias já que as anomalias advindas da falta de implantação deste sistema transformam a qualidade de vida do proprietário insalubre devido o aparecimento de manchas, oxidação e mofo, fazendo com que muitas pessoas apresentem doenças respiratórias. É preciso maior instrução profissional e maior disponibilização orçamentária para que as obras sejam produtivas e não apresentem problemas.

 

Palavras-chave: Impermeabilização; construção civil; projeto; economia; saúde.

 

Abstract

Waterproofing is a specific tool in civil construction. The value for feasibility is lower than the resolution, with pathologies that may appear after the bad execution. The inclusion of a specific and detailed waterproofing system in the budget of a work, has a lower cost. The health of people is related to these pathologies since the anomalies arising from the lack of implantation of this system transform the quality of life of the owner unhealthy due to the appearance of stains, oxidation, mold causing many people to present respiratory diseases. Greater professional education and greater budget availability are required for the works to be productive and free from problems.

 

Keywords: Waterproofing; construction; project; economy; health.

  INTRODUÇÃO

 

A impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra a ação de águas que podem ser de chuvas, de lavagem, de banhos ou de outras origens. A NBR 9575/2010 seleção e projeto estabelecem as exigências e recomendações relativas à seleção e projeto de impermeabilização, para que sejam atendidos os requisitos mínimos de proteção da construção contra a passagem de fluidos, bem como os requisitos de salubridade, segurança e conforto do usuário, de forma a ser garantida a estanqueidade.

Na construção civil impermeabilização e patologias estão concernentes. A patologia são anomalias ou problemas causados pela má execução da obra. Por isso a importância da impermeabilização nas obras em geral executadas no mundo. É através da impermeabilização que muitos empreendimentos destinados a pessoas que possuem renda precária no Brasil podem apresentar bons resultados caso sigam as normas estabelecidas e desenvolvidas.

Precisamos exigir uma qualidade satisfatória dentro do mercado da construção civil. Existe uma preocupação crescente dos proprietários quanto à qualidade dos serviços executados, além da possibilidade de defeitos durante a vida útil das construções.

A impermeabilização depende de mão de obra especializada e formada de várias etapas até o resultado final. Esta funciona como uma barreira evitando que haja infiltração e que anomalias apareçam. É necessário seguir etapa por etapa até a concretização de todo o projeto, para que com o passar do tempo os proprietários tenham conforto e segurança.

No Brasil e mesmo com as tecnologias desenvolvidas, o projeto de impermeabilização não se destaca em todas as obras. Este projeto não é priorizado no decorrer das obras e não é visto como viável economicamente. A ausência da impermeabilização nos projetos acarreta falhas estruturais e grande perigo para a saúde das pessoas.

A IMPORTÂNCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO NOS PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL

 

Por muitos anos vários especialistas da construção civil e outras atividades profissionais tentavam solucionar e viabilizar meios para que a vida útil dos imóveis tivesse maior duração, resistindo assim às infiltrações. Durante esse período, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) convocou reuniões para tratar do assunto.

A cidade de São Paulo iniciou em 1968 a construção do metrô e a impermeabilização foi afirmada como necessária e importante para o desenvolvimento das obras na construção civil, precisando neste primeiro momento de normalização e divulgação o que ocorre até hoje.  De acordo com o Instituto Brasileiro e desenvolvimento da arquitetura em 1975, a ABNT publicou a primeira norma brasileira de impermeabilização e, no mesmo ano, fundou o Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI) para prosseguir com os trabalhos de normatização e iniciar um processo de divulgação da importância dessa técnica que preserva as estruturas do imóvel.

Podemos destacar no Brasil as obras e empreendimentos “minha casa minha vida”, nestas é notório a falta de planejamento e cuidados com a população mais carente e que precisa de conforto e maior estruturação.

 Segundo o INSTITUTO DE IMPERMEABILIZAÇÃO:

Impermeabilizar é uma atitude saudável para o imóvel e para quem vive nele. Água infiltrada nas superfícies e estruturas afeta o concreto, sua armadura (“ferragem”), as alvenarias e os revestimentos. O ambiente fica insalubre (umidade, fungos e mofo), diminuindo a vida útil da edificação, sem falar no desgaste físico e emocional do proprietário ou usuário que sofre com a má qualidade de vida causada pelos problemas existentes no imóvel. A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras: as necessidades humanas. As pessoas são diferentes entre si no que tange à motivação. As necessidades humanas que motivam o comportamento humano produzem padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo. (Instituto de impermeabilização. 2016).

 Desta maneira, compreende-se melhor a definição de Firmino Siqueira (2013), de que a impermeabilização é o envelope da edificação. Um sistema que protege a edificação das condições do meio onde está edificada, além do isolamento de certos cômodos da própria estrutura.

Diante disto é correto afirmar que nesses casos o projeto de impermeabilização deve ser aplicado para evitar primeiramente o desperdício exagerado de materiais, gastos desnecessários com reparos posteriores, já que as obras como as do programa “minha casa minha vida” não apresentam uma vida útil segura para os moradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com