TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

A reflexão foca como o treinamento pode auxiliar as organizações a na formação continuada dos seus integrantes, contribuindo ao mesmo tempo para a eficácia organizacional.

Palavras chaves: educação corporativa, gestão pessoas, treinamento.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo trata-se da importância do treinamento nas organizações, e o seu reflexo nos demais subsistemas de de recursos humanos como o recrutamento e seleção, gestão de cargos e salários, avaliação de desempenho e carreiras. O treinamento na atualidade é chave para o desenvolvimento de pessoas e das organizações. De acordo com Chiavenato (1999, p. 294), ―o treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações‖.É importante lembrar que existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento das pessoas. Entende-se que o treinamento tem a finalidade de melhorar as habilidades do profissional no desempenho de suas funções. Já o desenvolvimento tem o foco voltado a novo os cargos a serem abertos na organização com novas capacidades e habilidades a serem aprendidas pelo empregado.

Robbins (2002) comenta que,o treinamento a afeta no resultado da empresa, já que por meio dele, a organização pode proporcionar ao funcionário a qualificação continuada para o trabalho que desenvolve e melhoria de sua performance profissional. Entende-se que o treinamento deve incentivar ao funcionário a se auto desenvolver, a buscar o seu próprio meio de reciclagem para que se integre a forma de trabalho da organização.

Neste contexto, apontam França (2007) e Ribeiro (2009), que em virtude das mudanças macro ambientais atuais e pela grande competição no mercado, o treinamento toda uma importância nunca antes vista. As pessoas melhores reparadas produzem melhores e se sentem produtivas, contribuindo para si e para a organização. Destaca que cabe a organização não tratar o treinamento como uma série de cursos ou eventos promovidos pela organização. O treinamento deve possibilitar melhor capacitação, aumento de moral, eficiência e eficácia, produtividade, melhoria do ambiente de trabalho alinhado a estratégia da organização na qual se refletirá todo esse investimento.

A área da administração de Recursos Humanos foi implementada originalmente pelas organizações com o objetivo principal de prestar serviços à própria empresa para suprir suas necessidades operacionais, e, também para atender a suas exigências legais. Os subsistemas de gestão de pessoas segundo MARRAS (2000) são: o recrutamento, seleção, treinamento, higiene e segurança no trabalho, cargos e salários e avaliação de desempenho. Todavia, recrutar não pode ser entendido como sinônimo de apenas atrair pessoa. A o contrario, a função do recrutamento é suprir as necessidades da organização, ou, melhor abastecer adequadamente o processo de seleção aponta (CHIAVENATO, 1997). Em termos estratégicos, depende diretamente das políticas e diretrizes demanda da alta direção das organizações, as quais consideram o mercado de trabalho, os cenários, legislação, as alternativas mais adequadas para a procura de pessoas e meios de viabilizar a sua contratação.

O treinamento, segundo Chiavenato (2003) é um processo educacional de curto prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal a não gerencial aprende conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido. Por outro lado, o desenvolvimento é um processo educacional de longo prazo que utiliza procedimentos sistemáticos e organizados pelo qual o pessoal gerencial aprende conhecimentos conceptuais e teóricos para propósitos genéricos. Para Araújo (2006) e Carvalho (2007), o treinamento significa educação especializada compreende e todas as atividades desde a aquisição das habilidades motora até o fornecimento de conhecimentos de técnicas, o desenvolvimento de aptidões administrativas e de atitudes referentes a problemas sociais. Tem por finalidade ajudar a alcançar os objetivos da empresa, proporciona oportunidades aos empregados de todos os níveis de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com