TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da TI Nas Organizações

Trabalho Escolar: A Importância Da TI Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 6

IFRO – INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

POLO DE JI-PARANÁ

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

A Importância da TI nas Organizações

Por muito tempo, a tecnologia da informação foi considerada um mero item de suporte à organização, um "centro de custo" que a princípio não gerava qualquer retorno para o negócio. Mas as aplicações da TI foram crescendo dentro das organizações - se antes a tecnologia era usada apenas para automatizar tarefas e eliminar o trabalho humano, aos poucos ela começou a enriquecer todo o processo organizacional, auxiliando na otimização das atividades, eliminando de barreiras de comunicação e assim por diante.

“E, nesse novo cenário, a TI começou a assumir um papel muito mais importante nas organizações: o de fator de crescimento de lucros e de redução de custos operacionais”, diz Marco Antônio Carvalho, consultor e professor de Gestão de Tecnologia da Informação.

Empresa do ramo de serviços financeiros, como bancos e companhias de seguro, sempre tiveram mais facilidade de reconhecer o papel crítico da TI para seus negócios: nelas, a TI é fundamental para a composição dos serviços e produtos ofertados (cartões magnéticos, home banking, caixas eletrônicos etc.). Com o passar do tempo, empresas de outras áreas começaram a constatar que também precisavam de informações oportunas para agregar valor e qualidade aos produtos e serviços oferecidos, melhorar seus processos decisórios e garantir a sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo e turbulento.

A tecnologia da informação, por si só, não é capaz de trazer ganhos para o negócio. Para que ela proporcione resultados efetivos, é preciso que esteja integrada a uma estratégia de negócio - ou seja, os investimentos em TI devem estar diretamente associados a um objetivo organizacional, contribuindo para o seu alcance. Se não houver a preocupação de relacionar-se investimento de TI com objetivos de negócio, incorre-se no grande risco de se implementar tecnologia cara e inútil, capaz de executar o que os técnicos esperam, mas não o que a empresa precisa.

A TI pode ser decisiva para o sucesso de uma organização, contribuindo para que ela seja ágil, flexível e robusta. A fim de garantir esse resultado, é necessário traduzir a visão da empresa e sua estratégia em objetivos menores, para então identificar-se as iniciativas de TI que melhor podem contribuir para alcançá-los. As organizações que conseguirem criar essa vinculação entre estratégia e TI, focalizando seus investimentos em tecnologia nas áreas mais importantes para o sucesso da estratégia escolhida, certamente estarão no caminho certo para obter um excelente desempenho, meta principal de qualquer organização.

Os profissionais de todas as áreas da empresa devem estar cientes dessas estratégias e conhecer, de maneira abrangente, o cenário da Arquitetura e Infraestrutura de Tecnologia, o seu relacionamento com os Sistemas de Informação, outro conceito ainda difuso na mente de muitos administradores e ainda, conhecer seus efetivos papéis, dentro de cada fase do processo de implantação dos projetos de TI.

A Tecnologia da Informação, no seu sentido mais amplo (incluindo os sistemas de informação, o uso de hardware e software, telecomunicações, automação, recursos multimídia, utilizados pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento) tem tido papel cada vez mais importante no mundo globalizado, de mudanças constantes e pouca previsibilidade.

A Tecnologia da Informação tem sido reconhecida como arma estratégica competitiva, pois além de permitir e sustentar as operações do negócio viabiliza novas estratégias empresariais. Apesar disto, não é difícil encontrar departamentos de TI desconectados à realidade dos negócios da empresa. Este cenário tem levado a distorções que custam caro ás empresas e aos profissionais da Tecnologia da Informação. As corporações deixam de ter retorno adequado ao potencial do TI e em muitos casos tem prejuízos diretos causados por grandes investimentos infundados e que não trazem retorno. Os profissionais da Tecnologia acabam desprestigiados e se veem sem incentivos preconizando o ciclo vicioso presente nas corporações onde o TI, na visão dos altos executivos, "não funciona".

Cabe ao profissional gestor da TI o papel de assegurar o adequado posicionamento frente às necessidades e estratégias da empresa. O uso de ferramentas simples como o "Grid Estratégico" e o "Modelo de Alinhamento Estratégico” descrito resumidamente abaixo são de extrema importância e decisivos para garantir a eficácia da TI na corporação.

Aqui vale uma pausa para descrever a diferença entre eficiência e eficácia. De maneira geral, eficiência significa fazer bem as coisas, enquanto que eficácia significa fazer as coisas certas. A eficiência está associada ao uso dos recursos, enquanto a eficácia está associada com a satisfação de metas, objetivos e requisitos.

Deve-se ainda considerar o posicionamento no Grid Estratégico e a Perspectiva de Alinhamento Estratégico quando da escolha dos projetos e investimentos da TI. Por exemplo, se o TI da sua empresa tem perspectiva de Alinhamento Estratégico definida como "Nível de Serviço" não faz sentido investir em tecnologias não maduras (trataremos do ciclo de vida das tecnologias em outro artigo). Já para empresas enquadradas no Alinhamento Estratégico como "Execução de Estratégia", a vanguarda da tecnologia (mesmo que incertas quanto aos resultados) passa a ser questão de competitividade, veja os exemplos das operadoras móveis que constantemente investem em novas tecnologias: mal lançaram o 3G e já estão falando no 4G).

A tabela abaixo (adaptado de HENDERSON & VENKATRAMAN, 1993) mostra o papel da Direção de TI e da alta Direção da Empresa de acordo com a Perspectiva do Alinhamento estratégico.

PERSPECTIVA DRIVER PAPEL DA ALTA DIREÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com