TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Especificação do Documento para AES

Seminário: A Importância da Especificação do Documento para AES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do documento de especificação para a AES

O documento de especificação é essencial para a AES. Existem outros nomes para este documento, mas citarei apenas dois, são eles: Especificação Funcional e Memorando de Análise Racional. O documento de especificação consiste em determinar os objetivos para o restante do projeto. Nele é descrito o que o projeto deve atingir para obter a satisfação em termos de compromisso com o intuito de concluir em sucesso.

O que é análise e qual a sua relação com o documento de especificação?

Análise é o estudo de um problema, que antecede à tomada de uma ação, portanto é fundamental destacar que o documento de especificação é o principal produto da análise.

A análise é caracterizada como cheia de relações interpessoais complexas, imprecisa e difícil. Mas, contudo, é deslumbrante e dominadora das atenções e interesses dos analistas. A construção de sistemas traz satisfações para seus criadores.

O responsável pelo documento de especificação é o analista e este documento é composto por diversas tarefas como: contato com o usuário, especificação, estudo de custo-benefício, análise de viabilidade e estimativas.

Contato com o usuário – O usuário deve possuir todas as informações de como será o funcionamento do sistema e como é feito o manuseio do mesmo.

Relação do analista com o usuário – O usuário é fundamental na correção e sintonização do sistema durante o seu desenvolvimento, portanto, a divisão de responsabilidades não pode ser ignorada entre eles, contudo, a boa relação e comunicação contínua do analista com o usuário é absolutamente necessária.

Especificação – O fato de se criar um documento conjunto, e torná-lo aceito por todas as áreas, é chamado de especificação. Como o documento de especificação é o produto principal do analista, a especificação é a mais visível entre todas as suas tarefas.

Estudo de custo-benefício – Um modelo do sistema preciso significativo ajuda o usuário e o analista a aperfeiçoarem suas visões do novo sistema e a melhorarem suas estimativas de custos e benefícios.

Análise de viabilidade – é o processo de teste contínuo, que o analista deve introduzir para se garantir de que o sistema que ele está especificando pode ser implementado dentro de um grupo de determinadas restrições.

Estimativas – O analista sempre é cobrado para estimar custo ou duração de atividades futuras e muito mais, o contrário deste fato resultará em um projeto desventurado, geralmente o analista receberá todo o crédito negativo pela falta de sucesso.

A natureza defensiva da análise – Uma coisa todo analista deve saber, se houver algum fracasso em seu trabalho, toda culpa e falta será atribuída ao próprio analista. Mas quando o sistema criado se torna um sucesso, o crédito é dividido entre todos os participantes. Contudo dentro da análise, obter sucesso não é a prioridade do ramo, mas sim evadir-se do fracasso.

Problemas do documento de especificação – Textos enormes e mal redigidos são primordiais para causar problemas no documento de especificação. Uma das formas de evitar problemas deste tipo é aprender a desenvolver várias miniespecificações e também particionar corretamente as tarefas. As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com