TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Estrutura Metálica

Por:   •  27/8/2017  •  Artigo  •  6.171 Palavras (25 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Rondonópolis

2017


PÂMELA DA SILVA PEREIRA[pic 6]

[pic 7]

CONTEXTO HISTÓRICO DAS ESTRUTURAS:

Importância da Estrutura Metálica

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil, da Instituição Anhanguera Polo Rondonópolis.
Orientador: Bruna Elusa kroth


http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=1207

http://www.cartografica.ufpr.br/home/wp-content/uploads/2015/09/Propriedades-Mecanicas-dos-Materiais.pdf

Rondonópolis

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo Geral ou Primário        4

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5 METODOLOGIA        8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10

APÊNDICE        11

ANEXO        12


1 INTRODUÇÃO

As estruturas tem ligação cultural com o homem desde a pré história, foi formando seus conceitos como sínteses de toda uma vasta e multimilenar experiência construtivista. Esse saber foi se acumulando ao longo dos tempos, e o fato de existirem ainda hoje muitas de suas construções datadas de muitos séculos, mostra o valor e importância dessa experiência acumulada.

Desde o tempo paleolítico o homem procurava abrigar-se primeiro em grutas e cavernas, onde não existia, procurou improvisar abrigos imitando-as. Já no período neolítico quando o homem que na idade anterior já aprendeu a lascar a pedra e agora sedentário, construiu suas primeiras Cabanas observa-se que já existia alguma noção empírica sobre a resistência e a estabilidade dos materiais da crosta terrestre.

Na idade do Bronze novas experiências foram proporcionadas com as construções megalíticas. No início da idade do ferro as construções de madeira eram comuns, mas nessa idade apareceram as ferramentas para o trato dos materiais e para perfurar os solos facilitando a introdução das precursoras estacas de hoje.

Nos antigos impérios do oriente próximo os materiais de construção passaram a ser o tijolo cerâmica e a pedra aquela na Mesopotâmia e essa no Egito os terrenos que receberam suas construções maiores e mais pesadas em geral cediam e as construções Rua iam ou eram demolidas com posterior aproveitamento dos escombros uma vez que não havia Fundações Preparadas como em épocas mais modernas se passou a fazer.

Os Palácios e templos eram assentes sobre fundações arrumadas com restos de outras estruturas ou paredes misturadas com a terra e tudo socado, as edificações eram sucessivamente colocadas uma sobre o resto das outras resultando um escalonamento de acordo com suas idades. Alguns arqueologistas opinaram que essas fundações tanto em qualidade como em profundidade era uma das características mais fracas da técnica construtivista dessa época cerca de 17 séculos a.C.

Os antigos construtores egípcios usaram pedras retiradas de Pedreiras ao longo do rio Nilo, para construir templos e pirâmides como a resistência à tração da pedra material frágil é baixa e altamente variável os vãos das vigas nos tempos precisavam ser curtos para evitar falhas por flexão. Para dar estabilidade as colunas precisamos ser grossas uma coluna delgada cai mais facilmente do que é uma Grossa.

Os gregos muito interessados em refinar a aparência estética das colunas de pedra usar o mesmo tipo de construção com coluna e verga no Parthenon (cerca de 400 a.C.) templo considerado um dos exemplos mais elegantes de construção em pedras de todos os tempos.

Construtores talentosos Romanos fizeram uso do amplo arco frequentemente empregando os vários níveis em anfiteatros, aquedutos e pontes. Os romanos também desenvolveram um método para confinar um espaço interior com uma cúpula de alvenaria, que pode ser observada no Panteão ainda existente em Roma.

Durante o período gótico das grandes construções de catedrais, o arco foi refinado pelo corte de material excedente e seu formato tornou-se bem mais alongado. Elementos de alvenaria em arco foram usados junto com pilares ou paredes para transmitir o impulso dos tetos abordados para o chão.

A engenharia nesse período era extremamente empírica baseada no que os pedreiros mestres aprendiam e passava para os seus aprendizes essas habilidades eram passadas de geração em geração.

No final do século XIX o engenheiro francês Eiffel construiu muitas pontes de Aços de vãos longos, além de sua inovadora Torre Eiffel o marco internacionalmente conhecido de Paris, com o desenvolvimento de cabos de aço de alta resistência.

A evolução das formas estruturais está relacionada com os materiais disponíveis de cada época, o estado de tecnologia da construção, o conhecimento do projetista sobre o comportamento estrutural (a longo prazo a análise), e a habilidade dos trabalhadores de construção.

Nos últimos anos o computador e a pesquisa da ciência dos materiais produziram grandes alterações na capacidade dos Engenheiros de construir estruturas para fins específicos como os veículos espaciais a introdução do computador e subsequente desenvolvimento das matrizes de rigidez para vigas placas e elementos de casca permitiram aos projetistas analisar muitas estruturas complexas rápida e precisa mente.

Observando tanta evolução, tantas inovações e avanços tecnológicos, que não se pode deixar para trás o estudo técnico, bibliográfico e cientifico, visando esse melhor entendimento foi escolhido como tema o contexto histórico das estruturas, com foco na importância das estruturas metálicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (594.8 Kb)   docx (335.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com