TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Calorimetria

Por:   •  8/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

A calorimetria pode ser definida como uma técnica experimental de determinação da quantidade de calor liberado ou absorvido no decorrer de uma transformação. (DE SÁ; MICARONI; KRIEGER, 2015). É o ramo onde estuda-se os processos físicos e químicos de medida das variações de energia. (HIRDES; BARLETTE, 2016)

Nos procedimentos que envolvem calorimetria são utilizados alguns instrumentos, como o calorímetro. Este instrumento, de acordo com Hirdes e Barlette (2016), é utilizado para a medição das variações de energia. O calorímetro possui uma capacidade calorífica, que é a grandeza física que representa a quantidade de calor necessário para a variação de um grau de temperatura do sistema. Outra grandeza bastante importante e que pode ser medida através do auxílio de um calorímetro é o calor específico, no qual determina-se a variação térmica de uma substância ao receber certa quantidade de calor. (ATKINS; DE PAULA, 2008)

Neste relatório, têm-se a descrição da prática experimental que determina o calor de fusão do gelo, além da determinação do calor específico de um objeto metálico, a partir dos conceitos da calorimetria.

HIRDES, A. R.; BARLETTE, V. E.. Determinação da Entalpia de Decomposição do Peróxido de Hidrogênio: Uma Prática Experimental no Ensino de Físico-Química. Departamento de Química - Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. Disponível em: . Acesso: 24 ago. 2018.

DE SÁ, E. L.; MICARONI, L.; KRIEGER, N.. DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL CQ-109 CURSO DE FARMÁCIA.  Departamento de Química - Universidade Federal do Paraná, 2015. Disponível em: . Acesso: 24 ago. 2018.

ATKINS, P. W.; DE PAULA, Júlio. Físico-Química, vol. 2. GEN, Rio de Janeiro, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com