TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOCAÇÃO, EXECUÇÃO, ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO APÓS A EXECUÇÃO

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Integrantes:

ANTONIO ALVES MEDEIROS FILHO

EVANDRO PEREIRA CORDEIRO

FRANCISCO DE ASSIS CERQUEIRA

MIGUEL BORGES SILVEIRA

TALITA RIBEIRO BRITO

GRUPO 4: LOCAÇÃO, EXECUÇÃO, ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO APÓS A EXECUÇÃO

INTRODUÇÃO

        Na engenharia Civil temos vários métodos e técnicas que fazem com que a obra seja executada da maneira correta. Em primeiro lugar devemos fazer a locação da obra que é a parte de grande importância, pois serão locados as divisas externas, posição, referenciais do norte, entre diversas outros tipos, como:

  • Por cavaletes;
  • Por tábuas corridas;
  • Capacitação técnica da equipe de topografia contratada;
  • Aferição dos instrumentos porventura utilizados, visando à precisão das medidas;
  • Proteção dos marcos de locação para conservá-los inalterados durante a execução dos serviços;
  • Necessidade de amarração de marcos de locação, a serem removidos por necessidade do serviço, para futura relocação.
  • Fundações;
  • Elementos estruturais;

     Podemos afirmar que a locação é uma etapa essencial para o início de uma obra de qualidade que garante as medidas de projetos e auxilia no cumprimento do seu cronograma e orçamento.  

 Outra etapa importante para o bom andamento de uma obra é a parte de execução da obra que vai muito além de visitas periódicas ao canteiro para se assegurar que as técnicas e materiais corretos estão sendo empregados. Principalmente quando se tem por objetivo também o gerenciamento/administração do empreendimento.

A pesquisa de preços de materiais, prazos de entrega, discriminação das características dos materiais e coordenação de equipes terceirizadas estão entre os principais itens de controle.

Fazer o acompanhamento de uma obra é de fundamental importância para dar ao futuro profissional, a experiência que se adquire através do contato com o canteiro de obras e que possua uma melhor visualização do conhecimento adquirido em sala de aula.  A qualificação desse acompanhamento está relacionada diretamente a qualidade da obra garantindo a vida útil e durabilidade, com um menor custo e evitando o desperdício de materiais durante a execução.

Por final, teremos o monitoramento e vistoria do após a execução da obra que tem o objetivo de estabelecer um planejamento para as vistorias das obras, visando assegurar a correta aplicação dos recursos.

O processo de monitoramento e vistoria de obras consiste em três etapas:

Etapa Inicial

A primeira etapa, denominada Inicial, comum a todas as obras, compreende as ações realizadas entre a publicação e o início efetivo da obra.

Etapa de Execução

A Etapa de Execução, de responsabilidade do dono da obra, compreende o acompanhamento da execução da obra, conforme cronograma físico-financeiro aprovado, por meio da elaboração periódica de relatórios de monitoramento e vistoria de obras.

Etapa Final

A terceira e última etapa, denominada Etapa Final, compreende a elaboração de um relatório de monitoramento e vistoria final elaborado ao término da vigência da obra.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com