TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem de Programação

Por:   •  26/4/2017  •  Exam  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

LISTA DE QUESTÕES DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

1. Adotando um conceito abrangente, destaque as principais categorias de recursos que constituem o fator terra e enumere três fatores que podem interferir, em sentido expansivo e restritivo, na disponibilidade efetiva deste recurso.

R/ As principais categorias consideradas como recursos do Fator Terra são as terras cultiváveis, florestas, minas. EXPANSIVO:  Tecnologia, fator de capital (novas maquinas), aumenta um investimento, gestão. RESTRITIVO: Leis ecológicas, econômica, financeira, escassez, técnica.

2. O fator trabalho é constituído por dada parcela da população total. Defina qual é essa parcela e mostre quais os fatores que podem variar de país para país.

R/ População Economicamente Ativa: Empregadores, Empregados, Autônomos; População Economicamente Inativa: Desempregados Involuntários, Desempregados Voluntários; Parcela não mobilizável economicamente: Porção pós-produtiva, Porção pré-produtiva. O que diferencia de um pais para os outros, são: Formação, capacitação, salários, é principalmente os direitos.

3. O que compreende o fator capital? Por que o conceito de capital se associa aos de investimento e acumulação?

 R/ Compreende o conjunto das riquezas acumuladas pela sociedade, e é emprego delas que a população ativa se equipa para o exercício das atividades de produção. Esse conjunto de riquezas que dá suporte as operações produtivas existe em todas as sociedades economicamente organizadas que dispõem desse fator produção. O conceito de capital se associa a investimento ou acumulação, porque todo o conjunto de maquinas, edifícios, instalação, ferramentas que engloba capital é destinado a produção de novas riquezas, materiais.

4. A capacidade tecnológica, conceituada como fator de produção, pode ser vista como elo de ligação entre o fator terra, a força do trabalho e o capital. Explique esta concepção.

R/ É um fator produtivo que envolve todo o processo de produção, em todas as etapas, que vai desde o conhecimento sobre fontes de energia empregada, passando pelas formas de extração de reservas naturais, pelo seu processamento, transformação, reciclagem até chegar a configuração e o desenvolvimento dos produtos finais.

5. Mobilizando os cinco fatores básicos de produção, o aparelho de produção das economias nacionais desenvolve um grande fluxo contínuo de geração de bens e serviços. Diferencie os conceitos de bens e serviços finais de consumo, bens e serviços intermediários e bens e serviços finais da produção.

R/ Bens de consumo: são todos os itens destinados a satisfazer as necessidades humanas. Exemplos: alimentos, roupas, cadeiras, televisões etc. Bens Intermediários: São aqueles bens que são absorvidos na produção de outros. Exemplo açúcar nas balas; Bens de Capital (ou Produção): São os bens que servem para a produção dos outros bens. Exemplo: máquinas, equipamentos, material de transporte e construção.

6. Quanto à intensidade dos empregos dos fatores e à natureza dos bens e serviços gerados, as atividades de produção classificam-se usualmente em primárias, secundárias e terciárias. Mostre as diferenças entre elas.

R/ Primário: Está relacionado a produção através da exploração de recursos naturais. Exemplo: agricultura, mineração, pesca e etc.

Secundário: É o setor que transforma as matérias-primas em produtos industrializados.

Terciário: É o setor relacionado aos serviços. Os serviços são produtos materiais em que pessoas ou prestam a terceiros para satisfazer serviços. Exemplo: comércio, educação, saúde.

7. As necessidades podem ser hierarquizadas, no sentido de que algumas são vitais e outras supostamente menos essenciais. Partindo de uma analogia à hierarquia das necessidades individuais de Maslow, construa uma escala hierárquica das necessidades para uma sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (358.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com